Preditores do Resíduo na Construção Civil para o Mapeamento do Descarte Irregular em Foz do Iguaçu – PR

Imagem de Miniatura

Data

2021-07-12

Autores

Grzeczeczen Gonçalves, Lucca

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Conhecer a viabilidade para a aplicação dos métodos de gestão do Resíduo da Cons-trução e Demolição (RCD) descartado de forma irregular é o primeiro passo para seu eficaz gerenciamento, sendo fundamental para isso obter dados efetivos sobre localização, quantidade e classificação do resíduo. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um método facilitador para a identificação dos pontos de maior probabilidade do descarte irregular de RCD em cidades pequenas e médias. Se utilizou do geoprocessamento das características urbanas e ambientais, e do estudo de caso de Foz do Iguaçu – PR para validação do facilitador. Com base no mapeamento para o levantamento de campo estratégico, foi possível obter os dados primários para a avaliação do impacto ambiental, e consequente proposição de soluções para melhorias na esfera pública do município. Aponta-se como principal contribuição a proposição de um método com potencial de uso para a localização das áreas prioritárias para ações de limpeza, e para implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de RCD - aportando melhorias no processo de gestão em desenvolvimento pela Prefeitura de Foz do Iguaçu - e podendo ser replicado em outras cidades de contexto similar, ou bairros e setores das cidades grandes.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como parte integrante dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

Palavras-chave

entulho; Sistema de Informação Geográfica (SIG); atributos urbanos; gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); economia circular.

Citação