Organização Social e as Redes Sociais para o Desenvolvimento Local: o Caso da COOPAZÇU na Região do Zé Açu, Município de Parintins/AM

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-12

Autores

Bandeira, Wendell Lima

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As organizações sociais na Amazônia, constituem-se como importantes instrumentos de práticas organizativas que possibilitam protagonismo para os atores sociais e contribuem para alcançar as políticas públicas do Estado e condicionar o processo de desenvolvimento local. E dentro da área desta pesquisa, a Mbh Zé Açu, a Coopazçu representa uma prática organizativa que tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população da região, com atuação sociopolítica, cultural, ambiental e econômica por meio de suas atividades. Nesse sentido, foi formulado a seguinte problemática de investigação: em que medida a cooperativa Coopazçu, enquanto prática organizativa integrante da rede social da região do Zé Açu, serve de condicionante para o desenvolvimento local e protagonismo comunitário, a partir das interações sociais que se estabelece na região por meio de suas ações práticas? Para responder essa pergunta, a hipótese levantada é que a Coopazçu constitui um importante instrumento no processo de desenvolvimento local, proporcionando maior força no acesso a políticas públicas e geração de trabalho e renda por meio da rede de interação existente na região. Para comprovar a hipótese, este estudo teve como objetivo geral analisar a contribuição da cooperativa Coopazçu na rede social para o processo de desenvolvimento local da região do Zé Açú e como específicos, mapear a rede social em que a Coopazçu está inserida dentro da região a partir de outras organizações internas e externas e apontar os possíveis entraves para a efetivação da Coopazçu como ferramenta de desenvolvimento local. A partir da pesquisa de campo, por meio da coleta e análise dos dados (roda de conversa, entrevista semiestruturada, diário de campo) chegou-se aos resultados, e foi percebido que a hipótese não é afirmativa por inteira, pois a Coopazçu somente representou um instrumento de contribuição do processo de desenvolvimento local no iniciou de sua atuação, a partir de 2014, e até o ano de 2019, posteriormente houve uma paralisação das atividades da organização, impossibilitando que ela se tornasse efetiva dentro da região. Porém, não se pode anular a sua contribuição para a rede social da região e para os atores sociais que estavam envolvidas em suas atividades.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Coopazçu, Organização Social, Desenvolvimento Local, Rede Social

Citação