Sistema de Gestão de Energia através da ISO 50.000 : Estudo da Metodologia voltado para Aplicação no Setor de Saneamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-21

Autores

Costa, Giulia Ohana de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A busca pela eficiência energética tem modificado a visão das organizações em relação ao seu consumo de energia e utilização de suas fontes energéticas. Como forma de auxílio às organizações a metodologia utilizada na ISO 50001 visa especificar um sistema de gestão de energia que contribua na maneira como as organizações administram o uso e consumo de energia. O setor de saneamento possui um consumo energético significativo no país, como será abordado ao longo do trabalho, e junto ao uso intensivo de bombeamento em suas operações, se tornam atrativas práticas que contribuam não somente na redução do consumo energético do setor mais bem como a diminuição nas perdas de água. No presente trabalho foi utilizada a metodologia da ANBT NBR ISO 50001 em uma estação elevatória da Sanepar em Foz do Iguaçu, utilizando-se dos conceitos abordados pela norma junto a diretrizes apresentadas pela a CICE da Sanepar/Foz do Iguaçu. A metodologia utilizada na ISO 50001 requer a participação da organização como um todo para o funcionamento de um sistema de gestão de energia, e que quando aplicada no setor de saneamento possibilita analisar os períodos de picos de consumo de energia do setor e os caminhos para aplicações de melhorias em suas operações. Nesse trabalho foi realizada a revisão energética da estação elevatória e, apresentando juntos aos dados disponibilizados pela empresa, linhas de bases e índices de desempenho energético que visam a contribuição para a aplicação de um sistema de gestão de energia.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Palavras-chave

Gerenciamento Energético, ISO 50001, Saneamento, Eficiência Energética

Citação