La Insostenibilidad del Desarrollo Sostenible: una Mirada Inicial desde el Ecosocialismo

Imagem de Miniatura

Data

2021-06-11

Autores

Mosquera Gutiérrez, Sofía

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Em vista da gravidade da crise socioambiental atual, que ameaça a sobrevivência humana e o ecossistema em sua totalidade, o sistema econômico vigente, a modernidade capitalista, com o desejo de produzir e reproduzir-se em níveis imensuráveis, não só subjuga a maioria mundial, em prol de uma minoria, mas também apresenta -descaradamente- soluções que apenas "maquilham" a gravidade da situação, como a proposta de desenvolvimento sustentável. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo principal a análise crítica do conceito de desenvolvimento sustentável, baseado metodologicamente em uma revisão bibliográfica do mesmo, além de indagar em temas como a falsa universalização de da humanidade: o seu conceito "único" de interacção e cuidado com a natureza. Em contraste com a pluriversalidade humana, especificamente as formas de resistência e luta contra a modernidade capitalista dadas em Abya Yala, este trabalho é teoricamente fundamentado em algumas das epistemologias do sul como: as teorias decoloniais, o ecosocialismo latino-americano e pós-extrativismo. Para concluir, é importante explicitar que, ao contrário da hipótese inicial, o resultado desta investigação demonstrou que o desenvolvimento sustentável não só se mantém de pé devido à sua conveniência para o capitalismo, mas é a manutenção de uma dominação colonial moderna que subjuga à maioria da população em prol de uma minoria, seguindo uma lógica de extermínio geral, que não só acabará com os oprimidos mas também com os opressores.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina.

Palavras-chave

Ecosocialismo. Crisis socioambiental. Modernidad/Colonialidad. Epistemologías del Sur. Desarrollo sostenible., Ecosocialismo. Crise socioambiental. Modernidade/Colonialidade. Epistemologías do Sur. Desenvolvimento sustentável.

Citação