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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorDiniz Nogueira, Leticia
dc.date.accessioned2021-04-22T16:25:27Z
dc.date.available2021-04-22T16:25:27Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6082
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino-Americana.pt_BR
dc.description.abstractO Mercado Comum do Sul (Mercosul) se constituiu em um momento de competitividade internacional e de regionalismo aberto; no entanto, o bloco tem como antecedente o estreitamento das relações entre Brasil e Argentina na década de 1980 e foi criado posteriormente em 1991 pelo Tratado de Assunção. Inicialmente, o Mercosul nasce a partir de um viés econômico e comercial, em que o principal objetivo era construir uma região competitiva na América do Sul. Após este momento inicial, tivemos o predomínio de governos progressistas a partir de 2003 na maioria dos países da região, que fomentaram o início da construção de uma dimensão social no Mercosul. Dentre estas fases do bloco, este estudo pretende analisar de forma crítica, especificamente o período de decisões pautadas a partir da criação da dimensão social. Dessa forma, temos como objetivo principal verificar qual é a efetividade das políticas sociais criadas com base no Plano Estratégico de Ação Social (PEAS), focando especialmente no tema do Eixo 1: Erradicar a fome, a pobreza e combater as desigualdades sociais. Defendemos a hipótese de que houve uma efetividade mediana das políticas sociais implementadas a partir do PEAS, pois parte do ideário neoliberal de como interpretar e abordar a pobreza continua presente no período progressista e nos eixos prioritários do PEAS. Isto traz como consequência a implementação de receituários neoliberais propostos pelas mesmas organizações internacionais pró establishment, isto é, as políticas sociais só encontram o caminho da focalização e das compensações dos problemas sociais, quando na verdade deveriam ser políticas de caráter universal, multidimensional, intersetorial e interseccional. Dessa forma, a fim de transformar essa concepção de pobreza, realizamos um diagnóstico social do Mercosul a partir do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que demonstrará as diversas pobrezas invisíveis tanto para os dados dos institutos nacionais como para os governos do Mercosul.pt_BR
dc.description.sponsorshipBOLSA DEMANDA SOCIAL- UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMercosul; PEAS; Pobreza Multidimensional; Políticas Sociais; Integração Socialpt_BR
dc.titleEntre os Conceitos Importados e a Realidade Pulsante: o Peas e a Pobreza Multidimensional no MERCOSULpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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