Pedagogia da Alternância: Possíveis Interfaces com a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido

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Data

2021-04-05

Autores

Barbosa, Vanderleia da Costa

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Editor

Vanderleia da Costa Barbosa

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender como as experiências com a Pedagogia da Alternância, desenvolvidas a partir das teorias e práticas na Escola Família Agrícola Padre André - EFAPA, se articulam com as proposições da Pedagogia do Oprimido e do Teatro do Oprimido na perspectiva de garantir protagonismo aos sujeitos. Para contribuir nesse processo de compreensão, utilizamos elementos metodológicos da Pesquisa Coletiva (Alvarado-Prada, 2006), tendo em vista que possibilita a interação e participação dos agentes sociais durante todo percurso da investigação. Por meio das Oficinas de Construção de Dados, os estudantes, monitores e professores puderam elaborar e sistematizar ideias e opiniões, partilhar conhecimentos e experiências referentes aos processos que englobam a escola, suas teorias e práticas no âmbito da Pedagogia da Alternância. Procuramos analisar e compreender algumas ideias bases que dialogam com as proposições da Pedagogia da Alternância, Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido, a partir do cenário que compõe a EFAPA, sua interação com as comunidades dos estudantes e famílias, como alguns dos principais ambientes de participação desses sujeitos e, suas visões de mundo, na ótica de seu protagonismo e transformação.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Pedagogia da Alternância; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido. Educação do campo; Pesquisa Coletiva; Autonomia

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