Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorSouza, João Pedro Marcelino Camilo de
dc.date.accessioned2021-02-08T21:06:05Z
dc.date.available2021-02-08T21:06:05Z
dc.date.issued2021-02-08
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6042
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.pt_BR
dc.description.abstractNo período pós-2ª guerra, houve uma grande onda emigratória de caribenhos para os Estados Unidos até meados da década de 1960. Esses imigrantes formaram comunidades nas periferias das grandes cidades estadunidenses. Nesse contexto, houveram diversas produções musicais que refletem a elevada hibridização cultural presente neste cenário e evidenciam muitos dos processos sociohistóricos vivenciados por esses imigrantes. Nesta pesquisa, aprofundamos em casos específicos para otimizar a análise de toda essa conjuntura. Em um primeiro momento, o foco está na migração porto-riquenha para Nova Iorque e a relação entre esses dois países. Posteriormente, se analisa o cenário musical caribenho-novaiorquino nas décadas de 50 e 60, principalmente através de uma profunda análise do álbum El Malo do trombonista e compositor Willie Colón. Além de nos auxiliar na compreensão do processo de mesclas culturais e impactos sociais da migração, a análise do álbum também se insere no contexto de surgimento do gênero musical Salsa que se tornou um fenômeno mundial após os anos 70.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMigração. Música. Caribe. Porto Rico. Nova Iorque. Willie Colón.pt_BR
dc.titleEl Malo de Willie Colón: Trânsitos Migratórios e o Cenário Sociomusical Latino-Caribenho em Nova Iorque nas Décadas de 1950-60pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples