Filosofia da práxis e superexploração da força de trabalho: apontamentos sobre o retrato (aparência-essência) do mundo do trabalho no Brasil (1999-2019).

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-01-15

Autores

Montiel Da Silva, Stella

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar um retrato do mundo do trabalho contemporâneo na América Latina, tendo como destaque o caso brasileiro no período de 1999 a 2019, à luz da Teoria Marxista da Dependência. Para tanto, desenvolve-se uma breve reconstrução histórica que coloca em destaque a formação histórico-social do Brasil, que nos permite evidenciar a tradição do pensamento social crítico latino-americano assentado na Contribuição à Crítica da Economia Política (filosofia da práxis). A análise dos dados contemporâneos sobre o trabalho em suas diferentes caracterizações serve de matéria-prima para a confirmação, ou não, da vigência da categoria superexploração da força de trabalho como expressão singular, sui generis, do capitalismo dependente. A partir da referência no materialismo histórico dialético, o exercício apresenta-se, ainda, como um estudo crítico aos postulados teórico-metodológicos das ciências sociais hegemônicas no Brasil, cujo sentido epistêmico estrutura-se sobre a centralidade do trabalho, da terra e do território, colocando, na ordem do dia, o necessário debate da linha tênue que separa a questão agrária da questão urbana. Este trabalho, como sustenta Rubem Alves, é um primeiro exercício de voo individual, ancorado em muitos processos coletivos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina.

Palavras-chave

Filosofia da práxis; Superexploração; Capitalismo dependente; Ciências Sociais.

Citação