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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorAmaral, Sthephanne Paola Castro
dc.date.accessioned2020-12-25T13:11:17Z
dc.date.available2020-12-25T13:11:17Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationAMARAL, Sthephanne Paola Castro. Promoção da saúde nos currículos dos cursos de medicina e de saúde coletiva em universidades federais brasileiras. 2020. 65 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Saúde Coletiva – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6011
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva.pt_BR
dc.description.abstractA promoção da saúde é um esforço coletivo da sociedade para alcançar políticas públicas que melhorem as condições de saúde da população, neste sentido este estudo vem somar esforços na discussão do tema e impulsionar sua importância. A pesquisa discute a promoção da saúde nos currículos dos cursos de medicina e de saúde coletiva em universidades federais brasileiras, distribuídas regionalmente, buscando verificar a orientação teórica adotada para a disciplina de promoção da saúde, além da influência de outros componentes curriculares e atividades práticas. O caminho metodológico se deu a partir da leitura e compreensão da Política Nacional de Promoção da Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos, a fim de identificar suas influências nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), por meio da análise de suas matrizes curriculares e entrevistas realizadas com os docentes que ministram disciplinas de promoção da saúde. Identificou-se que todos os cursos dos quais se teve acesso ao PPC incorporam a promoção da saúde, como disciplina própria ou por meio de introdução como conteúdo transversal em outras disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, através das entrevistas respondidas pelos docentes se identificou que todos realizam atividades teórico-práticas, abordando os conceitos e compreensões em promoção da saúde em sala de aula, a partir de autores latino-americanos e brasileiros, autores das ciências sociais, e que trabalham na perspectiva da promoção da saúde, além do arcabouço político legal e documentos construídos a partir das conferências internacionais de promoção da saúde, como a Carta de Ottawa e Westphal. Ficou evidente a tentativa desses docentes de atrelar o conhecimento teórico a atividades práticas que envolvam aparelhos do município e a comunidade de modo geral, desenvolvendo ações de promoção da saúde. Conclui-se que a promoção da saúde está sendo incorporada aos currículos dos cursos de medicina e saúde coletiva e os docentes estão realizando atividades que articulam os conteúdos teóricos à prática, aumentando as chances de formar profissionais com competências para intervirem de maneira crítica, reflexiva e humanizada na realidade social, conforme preconizado pela Política Nacional de Promoção da Saúde e Diretrizes Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPromoção da Saúde. Currículo. Medicina. Saúde Coletiva.pt_BR
dc.titlePromoção da saúde nos currículos dos cursos de medicina e de saúde coletiva em universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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