Potencial de aproveitamento energético do biogás em aterros sanitários no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Abreu, Fábio Viana de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A geração de energia a partir do biogás é uma maneira de produzir energia elétrica limpa, buscando reduzir os impactos globais gerados pela queima dos resíduos sólidos urbanos. A contribuição ambiental mais significativa é a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEE), por meio da conversão do metano gerado em dióxido de carbono. De acordo com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), os países denominados desenvolvidos podem adquirir créditos de carbono dos países em desenvolvimento (que possuam projetos verdes) para cumprir suas metas ambientais. Essa alternativa de obtenção de receitas é um dos objetos deste estudo. São estudadas as tecnologias de conversão energética, com a análise da melhor alternativa para a conversão energética do biogás em aterros sanitários e na agropecuária no Brasil. São apresentados estudos comparativos e os resultados demonstraram que os grupos geradores, utilizando motores de combustão interna (ciclos Otto ou Diesel), são mais viáveis tanto no viés técnico quanto econômico para conversão energética do biogás de aterros sanitários no Brasil por meio de Unidades Termoelétricas a biogás.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientadora: Profa. MSc. Janaina Camile Pasqual. Co-orientador: Prof. Msc. Cícero Bley Junior.

Palavras-chave

Biogás, Geração distribuídas, Aterros sanitários

Citação

ABREU, Fábio Viana de. Potencial de aproveitamento energético do biogás em aterros sanitários no Brasil. 121 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.