Perfil Epidemiológico e Distribuição Espacial da Gravidez na Adolescência no Município de Foz do Iguaçu (PR) no Período de 2013 a 2019: Estudo Seccional de Medidas Repetidas

Imagem de Miniatura

Data

2020

Autores

Fernandes, Camila Meireles

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A gravidez na adolescência tem sido estudada e relacionada a uma série de causas e consequências. A proposta desta pesquisa foi identificar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial de parturientes adolescentes residentes no município de Foz do Iguaçu (PR) para contribuir com a compreensão do fenômeno. Objetivos: Este estudo seccional de medidas repetidas teve como objetivo identificar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial das parturientes adolescentes do município de Foz do Iguaçu nos anos de 2013 a 2019. Método: Para descrever e avaliar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial de parturientes adolescentes foi realizado um estudo seccional de medidas repetidas de todos os partos de adolescentes, os dados foram extraídos do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC). Foram realizadas análises de densidade de Kernel e a quantificação de parturientes por diferentes medidas de abrangência territorial, a fim de identificar o perfil da distribuição espacial das parturientes e a melhor medida de abrangência territorial para compreensão espacial do fenômeno. A estimativa da variação percentual anual (annual percentual change – APC) foi calculada para cada unidade geográfica por meio de uma linha de regressão do algoritmo natural de cada taxa correspondente a cada período. Resultados: Foz do Iguaçu, a 9ᵃ Regional de Saúde e Paraná apresentaram uma APC constante (-6,52%, -6,40% e -6,90%, respectivamente), enquanto para a região Sul do Brasil e Brasil houve uma aceleração desta redução a partir de 2015 e 2016, respectivamente. Aproximadamente 1 a cada 5 parturientes de 15 a 19 anos possuía experiência de gestação anterior; e 37 a 43% das parturientes apresentavam atraso escolar. A análise espacial identificou concentração de parturientes adolescentes nos bairros Cidade Nova, Três Lagoas, Morumbi e Porto Meira. Conclusão: As parturientes adolescentes em Foz do Iguaçu recebem um pré-natal quantitativamente inadequado, e encontram-se geograficamente concentradas. A frequência de ocorrência da gravidez na adolescência está diminuindo consistentemente. Considerando o perfil epidemiológico e a distribuição espacial encontrada, sugere-se que sejam realizados novos estudos analisando espacialmente as diferentes características das parturientes adolescentes pelo território municipal.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva.

Palavras-chave

Gravidez na Adolescência, Sistemas de Informação em Saúde, Análise Espacial, Estudo de Séries Temporais

Citação