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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorSuficiel, Ana Luiza
dc.date.accessioned2020-12-16T16:29:19Z
dc.date.available2020-12-16T16:29:19Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.citationSUFICIEL, Ana Luizapt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6000
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os processos pelos quais é (re)construído o habitar na fronteira de estudantes de uma escola municipal de Foz do Iguaçu - PR, que em 2018 recebeu docentes da Argentina para realizar atividades em espanhol pelo programa de educação intercultural de fronteira. A perspectiva intercultural no âmbito da educação e do ensino-aprendizagem de línguas adicionais propõe não só um intercâmbio de culturas e línguas, mas também criar condições para trabalhar as relações numa sociedade que já é multicultural, haja vista as diversas significações dadas ao território pelos sujeitos que ali habitam. Ambas as etapas da pesquisa, que se dividiu entre qualitativa e quantitativa, proporcionaram o acesso ao ponto de vista dos estudantes, objeto principal de análise deste estudo. Esta pesquisa sustenta a hipótese de que processo de (re)construção desses estudantes, como sujeitos fronteiriços, se distancia do conceito de interculturalidade crítica, o qual Catherine Walsh (2010) e Fidel Tubino (2005) definem como um paradigma que visa mover, através da educação, estruturas sociais hierarquizadas e seu caráter homogeneizante. Para tal, o trabalho de campo foi pensado e fundamentado pelo método etnográfico, a partir do qual foram feitas as observações das atividades em sala de aula e a aplicação de questionário aos alunos para levantamento de dados sociolinguísticos, cujos resultados mostram vários fatores que confirmam a hipótese inicial, dentre eles a instabilidade política a qual está submetida a implementação e funcionamento da política educativa pensada para a fronteira, e a manutenção das estruturas sociais (que reproduzem racismo e xenofobia) da sociedade globalizada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAna Luiza Suficielpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.title(Re)construir-se na Fronteira: Perspectiva Intercultural no Ensino de Espanhol em Foz do Iguaçupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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