Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrench, Flávia Julyana Pina
dc.contributor.advisorTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
dc.contributor.authorRogenski, Raquel Moura
dc.date.accessioned2020-10-21T21:52:11Z
dc.date.available2020-10-21T21:52:11Z
dc.date.issued2020-10-21
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5951
dc.description.abstractIntrodução: O aprendizado com discussão de casos clínicos estimula o aluno a refletir, associar e assimilar temas que foram sedimentados desde o início da faculdade. As lacunas de conhecimento são melhores identificadas e a complexidade das discussões se elaboram conforme a experiência que se adquire. Objetivo: O presente trabalho apresentará diversos casos clínicos ilustrativos onde serão expostos a maneira como um aluno de quinto ano no internato em Urgência e Emergência da Universidade Federal da Integração Latino Americana assimilou e construiu o raciocínio clinico, tendo como base a literatura e a visão pessoal. Metodologia: Utiliza-se para isso um estudo observacional descritivo, a partir de informações coletadas pela aluna em campo e da sua experiência subjetiva ao vivenciar os cenários de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, como UPA, SAMU e Hospital Municipal. Desenvolvimento: Dessa forma, abordam-se 10 casos clínicos de pacientes críticos, que se apresentaram ao serviço com rebaixamento de nível de consciência, dispneia, dor torácica ou dor abdominal. Todos trarão temáticas e discussões pertinentes às diretrizes curriculares do curso de Medicina. Conclusão: Observa-se que a vivência em campo supervisionada, aliado à base teórica e discussão com profissionais mais experientes, possibilita que o aluno desenvolva um olhar crítico e procure o embasamento teórico para desenvolver competências. Além disso, a compreensão da estrutura do cenário de Urgência e Emergência do SUS e a legislação que a permeia se mostraram de fundamental importância para capacitação médica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInternato - Medicinapt_BR
dc.subjectUrgência e Emergênciapt_BR
dc.subjectMedicina de emêrgenciapt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.titleInternato em urgência e emergência: discussão de casos clínicos como experiência de aprendizado em campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples