Sistema supervisório para unidades geradoras a biogás

Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Otto, Rodrigo Bueno

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As unidades geradoras formam um sistema distribuído de geração de energia que utiliza como combustível o biogás produzido em pequenas propriedades rurais, oriundos dos resíduos da atividade agropecuária. O sistema supervisório de unidades de geração a biogás será capaz de monitorar de forma local e remota as variáveis ambientais, elétricas e mecânicas do processo e disponibilizar estes dados em uma interface amigável para a análise e tomada de decisão dos operadores de forma antecipada aos problemas. Além de disponibilizar em uma tela, esses dados coletados alimentarão um banco de dados para acúmulo do histórico do processo, que servirá como fonte de estudos e fomento de novas linhas de pesquisas futuras relacionadas ao tema de interesse.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Prof. Dr. Gilson Paulillo.

Palavras-chave

Sistema supervisório, Biogás, Banco de dados

Citação

OTTO, Rodrigo Bueno. Sistema supervisório para unidades geradoras a biogás. 56 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.