Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
Abstract
O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de
Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no
período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado
um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de
Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de
Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos
do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro”
de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas
das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.