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dc.description.abstract | Este artigo tem a finalidade de exemplificar a cultura de escolas técnicas portuguesas na
década de 1950, recorrendo ao caso da Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva
(EICAS) da vila do Barreiro, em Portugal. Baseamos a investigação no referencial teórico da
cultura escolar/culturas escolares. Metodologicamente este trabalho é um estudo histórico
documental de caso: a EICAS. Nesse sentido, fizemos uso de documentos recolhidos no
arquivo da Escola, nas Bibliotecas da Secretaria-Geral do Ministério da Educação português e
na Câmara Municipal do Barreiro bem como de entrevistas. Empregamos a matriz
operacional para o estudo da cultura de escola (MOECE), com o propósito de caracterizar a
cultura da EICAS. Assim, detectamos marcas distintas e traços fundamentais culturais dessa
Escola, no que se refere às categorias: finalidade e missão; normas, valores e crenças; redes
sociais; rituais, tradições e cerimônias; histórias e histórias de vidas e identidades. A EICAS
assumia-se como uma escola de formação profissional a serviço das necessidades dos
empregadores e das aspirações dos jovens da região. | pt_BR |