Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorZambonato, Denise de Fátima da Silva
dc.date.accessioned2020-07-16T12:37:51Z
dc.date.available2020-07-16T12:37:51Z
dc.date.issued2019-09-23
dc.identifier.citationZAMBONATO, Denise de Fátima da Silva. ZABUMBA, MATRACA E GUITARRA – “O QUE EU FAÇO É BOI”: Uma perspectiva das dinâmicas das brincadeiras de Bumba-Meu-Boi na cidade de São Luís/MA. 2019. 217p. Dissertação (Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5877
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Orientadora: Profª Drª Maria Eta Vieirapt_BR
dc.description.abstractA brincadeira de Bumba-Meu-Boi é uma manifestação popular comumente encontrada no nordeste brasileiro, principalmente no Estado do Maranhão. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN ao inventariar a brincadeira passa a nomeá-la como Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, por tratar-se de um complexo de elementos que abrangem a brincadeira. Seu rito, suas indumentárias, suas canções e suas danças fazem parte de um todo chamado Bumba-Meu-Boi. Desta maneira, encontramos inúmeras formas de brincar boi com identidades diferentes que submetem (ou não) a lógicas distintas como traços culturais identitários, avanço do turismo e interesse do poder público. Com o objetivo de situar os rumos e dilemas da tradição da brincadeira de Bumba-Meu-Boi nos dias atuais, este trabalho traz uma perspectiva das dinâmicas das brincadeiras na cidade de São Luís – MA. Sob a perspectiva de conceitos como tradição e cultura popular, a pesquisa apresenta e discute mudanças ocorridas nas brincadeiras entre os últimos dez anos, em uma tentativa de compreender aspectos dessas mudanças, ressignificações ou novas interpretações tendo como interlocutores brincantes e agentes públicos que regulamentam as apresentações no Ciclo Junino da cidade. Para alcançar os objetivos, foram analisados modelos de editais, depoimentos e programações dos ciclos juninos na cidade, que nos ajudaram a compreender essas transformações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBumba-Meu-Boipt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectDinâmicaspt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.titleZabumba, Matraca e Guitarra – “O que eu Faço é Boi”: Uma Perspectiva das Dinâmicas das Brincadeiras de Bumba-Meu-Boi na Cidade de São Luís/MApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples