Políticas públicas para mulheres quilombolas na comunidade de Olaria em Irará- Bahia.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-06-29

Autores

Souza, Gracielle

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi investigar o acesso às políticas públicas pelas mulheres quilombolas da comunidade de Olaria, no município de Irará-Bahia, conhecendo sua realidade no que tange às políticas públicas. Apresentei uma revisão na literatura, com um breve histórico da escravidão aos dias atuais, trazendo para esse contexto a genealogia do conceito de quilombo e o aparato legislativo que colocam os e as quilombolas como sujeitos de direitos a partir da Constituição Cidadã de 1988. Para contemplar o objetivo proposto, descrevi o contexto regional a qual a comunidade está inserida, para entender como se formou essas comunidades tradicionais em Irará, sobretudo a estudada. A partir dessa abordagem, desvelando como é a organização sócio territorial, o seu processo de formação e então seu reconhecimento como comunidade quilombola. Como o objetivo principal desta pesquisa foram as mulheres quilombolas, busquei compreender o feminismo, especialmente o feminismo negro, para assim fazer referência às mulheres quilombolas e o reconhecimento da sua ancestralidade. Pontuamos sobre a luta da mulher quilombola, com respaldo em trabalhos acadêmicos realizados com comunidades quilombolas no Brasil e por fim, desvelando sobre a mulher quilombola de Olaria quanto ao seu acesso às políticas públicas, tendo como material de apoio o guia de políticas públicas para as comunidades quilombolas publicado em 2013 pela secretaria de políticas para comunidades tradicionais do governo Dilma Rousseff. Para tanto, utilizei a observação participante, tendo o ouvir, a observação e a escrita como instrumentos de trabalho. Dito isso, é fato que descortinar o acesso às políticas públicas pela comunidade passa por compreender o universo das mulheres, o que foi possível perceber o acesso parcial das políticas públicas na Comunidade Quilombola de Olaria em Irará – Ba.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Políticas Públicas - mulheres - Irará (Bahia), Quilombola, Políticas Públicas - Bahia

Citação

SOUZA, Gracielle. Políticas públicas para mulheres quilombolas na comunidade de Olaria em Irará- Bahia. 2020. 118 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto Latino-americano de Economia, Sociedade e Política, Universidade Federal da Integração Latino-americana, Foz do Iguaçu, 2020.