Potencial de produção de biogás a partir da biomassa residual de suinocultura com inserção de culturas energéticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Fernandes, Dangela Maria

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A economia rural sustentável no atual modelo de produção da agricultura no Brasil, torna-se viável a partir da inclusão da agroenergia em propriedades rurais, com base na produção de alimentos e energia, incentivada pela tecnlogia de saneamento ambiental com o tratamento da biomassa residual em biodigestores. Neste contexto, este estudo visa aumentar a produção de biogás na Bacia Hidrogŕafica do Paraná 3, a partir da utiliação de silagens de culturas energéticas com efluentes de suinocultura. Para tanto, foram realizados procedimentos metodológicos no âmbito da pesquisa, área experimental e ensaios laboratoriais, que resultou em indicadores, quanto às silagens que apresentam maior pontencial para a produção de biogás. Portanto, os resultados obtidos nos experimentos, mostraram que produção de biogás foi maior na silagem de trigo, posteriormente na silagem de milho, silagem de aveia preta e silagem de braquiária.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Profa. Dra. Janine Padilha Botton.

Palavras-chave

Biomassa, Biodigestão anaeróbia, Biogás, Cultura energética

Citação

FERNANDES, Dangela Maria. Potencial de produção de biogás a partir da biomassa residual de suinocultura com inserção de culturas energéticas. 97 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.