Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-01-08

Autores

Ferreira, Laura Márcia Luiza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fólio – Revista de Letras

Resumo

A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um proto- colo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de en- sino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.
Language assessment and teaching are inseparable. The intense demand for large scale language exams results in more information about language assessment. Language teachers should use these information to improve their practice in classroom. In this article, I discuss key concepts such as language assessement literacy, validity and confiability. Then, I discuss how a calibration pro-tocol to score studentswork can develop raters awareness of their behavior while assigning scores. I argue that this very simple activity can be used to improveteacher’slanguage assessement literacy since rating activities involves beliefs, prejudices, language teaching constructs and so on.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação de línguas, Formação de professores, Letramento em avaliação de línguas, Validade

Citação

FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 11, n. 1. jan./jun. 2019, p. 609-623