Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Kobren, Juliana Conter Pereira
Santos, Luciana Nunes dos
Cruz, Paula Andréia Gomes da
Barbado, Norma

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Even3; NuDDEQ-UNILA

Resumo

Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado a acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os acadêmicos participaram do circuito organizados em grupos para a execução de sete atividades em ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário para mensurar a apropriação e o envolvimento dos acadêmicos. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.

Descrição

Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)

Palavras-chave

Dinâmicas de grupo, Educação ambiental

Citação