Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
Resumo
A pesquisa apresentada trata das formas com que a identidade branca atua nos processos construtivos do cinema documental de temática religiosa afro-brasileira. Numa perspectiva de comparatismo cinematográfico, os documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, e Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, são observados a partir do que Beatriz Nascimento chamou de “ponto oculto”, ao criticar publicamente o diretor Carlos Diegues acerca das representações negras em Xica da Silva (1976). O “ponto oculto” indica o negro introjetado na construção do lugar social do homem branco, o que acarreta nas problemáticas ocorridas quando este homem branco representa sujeitos negros no cinema. A partir disso, é realizado um dimensionamento histórico destas representações e de suas construções e, posteriormente, o foco se volta para as representações cinematográficas das religiosidades afro-brasileiras. Os dois documentários são então enquadrados em uma análise fílmica, onde são priorizados os quesitos etnográficos e seu estudo a partir da premissa do “ponto oculto”. La investigación presentada aborda las formas en que la identidad blanca actúa en
los procesos constructivos del cine documental con un tema religioso afrobrasileño.
En una perspectiva de comparativismo cinematográfico, los documentales Atlântico
Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, y Pedra da Memória (2011),
de Renata Amaral, se observan desde lo que Beatriz Nascimento llamó "punto
oculto", criticando públicamente al director Carlos Diegues sobre las
representaciones negras en Xica da Silva (1976). El "punto oculto" indica el negro
introyectado en la construcción del lugar social del hombre blanco, lo que lleva a las
problematicas que ocurrieron cuando este hombre blanco crea representaciones del
negro en el cine. A partir de esto, se lleva a cabo un dimensionamiento histórico de
estas representaciones y sus construcciones, y luego lleva el alcance a las
representaciones cinematográficas de las religiones afrobrasileñas. Los dos
documentales se enmarcan en un análisis cinematográfico, donde se da prioridad a
los aspectos etnográficos y su estudio desde la premisa del "punto oculto".