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dc.contributor.advisorFerrario, Marcela Nogueira
dc.contributor.advisorKawamura, Henrique Coelho
dc.contributor.authorMarujo, André Vinicius
dc.date.accessioned2020-04-20T13:52:49Z
dc.date.available2020-04-20T13:52:49Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5749
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestreem Políticas Públicas e Desenvolvimento.Orientador:Prof. Dra. Marcela Nogueira Ferrario e Coorientador: Prof. Dr. Henrique Coelho Kawamura.
dc.description.abstractDentre os diversos problemas enfrentados pelas nações subdesenvolvidas, a violência tornou-se uma das distorções que mais ganhou destaque nos últimos anos. Em 2017, o Brasil atingiu a marca histórica de 65.602 assassinatos, aumento de 44% se comparado com o início do século XXI. Tal conjuntura, promove uma série de prejuízos tanto no âmbito econômico como no social, dificultando o processo de desenvolvimento econômico do país. A busca pela redução dos níveis de criminalidade fica ainda mais complexa em municípios situados ao longo das fronteiras geográficas do país, como é o caso de Foz do Iguaçu (PR), localizado em uma região de Tríplice Fronteira (Argentina, Paraguai e Brasil). A dificuldade em conter a criminalidade nesta região ocorre principalmente devido ao grande fluxo de mercadorias contrabandeadas e de descaminho que cruzam a cidade. Entre os anos de 1995 e 2005, Foz do Iguaçu ficou marcado pela grande quantidade de ônibus que deixavam a cidade carregados de mercadorias contrabandeadas, estes utilizam como estratégia para se evadir da fiscalização, a realização de comboios de ônibus, inviabilizando a fiscalização da polícia devido ao número elevado de veículos que passavam os postos de fiscalização. Estima-se que na “era dos comboios” tenha se movimentado cerca de 20 bilhões de dólares em mercadorias ilegais. Neste cenário, este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre a Operação Comboio Nacional de 2005 e o nível de criminalidade em Foz do Iguaçu entre os anos de 1996 a 2016. Para tanto, foi realizado uma pesquisa quantitativa por meio da construção de um modelo econométrico com séries temporais. Em específico, foi adotado um modelo de intervenção na série a partir do início da operação comboio nacional em 2005. Ao contrário da hipótese levantada, o modelo econométrico indicou que a Operação Comboio Nacional isoladamente não é suficiente para explicar a redução da taxa de homicídios no município entre 1996 a 2016. As principais hipóteses levantadas para este resultado foram: i) uma mudança na estratégia da política de segurança pública brasileira com um aumento na repressão ao contrabando e descaminho a partir de 2003; ii) uma melhora nos indicadores socioeconômicos de Foz do Iguaçu, permitindo mais oportunidades para a população local em atuar em atividades legais, maior acesso à educação, entre outros fatores; iii) Dispersão dos assassinatos para municípios vizinhos, dado o aumento da repressão na cidade, os criminosos passavam a atuar em outros municípios.pt_BR
dc.description.abstractThe violence has become one ofthe distortions that has been most discussedin recent yearsamong the main problems present in underdeveloped nations.In 2017, Brazil reached the historic milestone of 65.602 murders, an increase of 44% compared to the beginning of the 21st century.This high ratepromotes a series of losses both in the economic and social spheres, hindering the country's economic development process.The reduction of crime levels is even more difficultincitiessituatedalong the country's geographical borders, such as Foz do Iguaçu (PR), located in a triple border region (Argentina, Paraguay and Brazil).The challenge of fighting crimein thisregion is mainly due to the massiveflow of smuggled that cross the city. Between 1995 and 2005, Foz do Iguaçu was knownby the large number of busesthat left the city loaded with smuggled goods, the strategy used to avoid inspectionwas thebus agglomeration, making police inspection unfeasible due to the high number of vehicles passing through the inspection postsat the same time. It is estimated that in the“Comboio’s era” around 20 billion dollars in illegal goods were marketed. This searchaims to identify a correlationbetween the “Operação Comboio Nacional” started in 2005,and the level of crime in Foz do Iguaçu between the years 1996 to 2016.Quantitative research was developed by building an economic model with time series.In particular, an intervention model was madein the series from the beginning of the “Operação Comboio Nacional” in 2005.Unlikethe expectations, the econometric model showedthat the“Operação Comboio Nacional”is not sufficient to explain the reduction in the homicide rate in Foz do Iguaçu between 1996 to 2016.The main assumptions made for this result were: i) a change in the Brazilian public security strategy with an increase in the crackdown on smuggling from 2003; ii) an improvement in the socioeconomic indicators of Foz do Iguaçu, allowing more opportunities for the local population to act in legal activities, greater access to education, among other factors;iii) with the increase in policing in Foz do Iguaçu, the criminals began to operate in neighboring cities
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOperação Comboio Nacional
dc.subjectContrabando - Foz do Iguaçu
dc.subjectCrimes - Aspectos econômicos
dc.subjectDescaminhos - Foz do Iguaçu
dc.titleA contribuição da Operação Comboio Nacional no combate à criminalidade em Foz do Iguaçupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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