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    Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Leite, Mônica Regina Vieira; Gatti, Sandra Regina Teodoro; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa
    A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor mediador será decisiva nos resultados das atividades
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    Corrida Geológica: uma proposta lúdica para o ensino de Geociências na educação básica
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Costa, Rosa Cristina; Gonzaga, Glaucia Ribeiro; Miranda, Jean Carlos
    O ensino de ciências é composto por diversas áreas do conhecimento, e essa diversidade de informações pode desentimular os alunos durante o processo de ensino. Devido a isso, é importante que o professor de ciências busque recursos que contribuam com a melhoria da dinâmica desse processo, aumentando assim o interesse dos alunos. Sendo assim, foi desenvolvido o jogo didático "Corrida Geológica", para constibuir com o processo de ensino de Geociências. Após a aplicação deste jogo a 46 alunos de duas escolas municipais do interior do noroeste fluminense, foi possível notar que o jogo desenvolvido foi considerado uma boa ferramenta didática para o ensino de Geociências, tendo grande aprovação em todos os parâmetros avaliados, e cativando todos os alunos participantes.
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    Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da; Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
    Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem de Ceilândia- DF, depois foram desafiados a problematizar suas percepções em relação à visita para os outros estudantes da escola e propor soluções aos problemas socioambientais relacionados ao descarte inadequado de resíduos, de modo a contribuir na formação crítica e enfrentamento de problemas para transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que o uso da ludicidade para trabalhar a Educação Ambiental é uma estratégia que despertou interesse e envolveu os estudantes ativamente no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais divertida, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, a reflexão e ação para mudança de atitude, contribuindo para a formação cidadã, para a apreensão de conhecimentos e para enfrentamento dos problemas socioambientais.
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    Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Senna, Karina Nomidome de
    As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. O presente trabalho objetivou, portanto, desenvolver um OA como recurso de aprendizagem, denominado “Aprendendo sobre Parasitologia” e submetê-lo à avaliação docente, a fim de validar a possível eficácia de ensino-aprendizagem do OA. Utilizou-se uma metodologia qualitativa. A partir da ausência de ferramentas didáticas digitais sobre o tema “Parasitologia”, o OA foi desenvolvido. Na segunda fase da pesquisa, o potencial do OA foi avaliado: aplicou-se um questionário aos licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o OA “Aprendendo sobre Parasitologia” é uma válida alternativa de ferramenta para a potencialização do ensino-aprendizagem, visto que o seu desenvolvimento respeitou as teorias da Transposição didática, Aprendizagem significativa e Codificação Dual.
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    Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Kobren, Juliana Conter Pereira; Santos, Luciana Nunes dos; Cruz, Paula Andréia Gomes da; Barbado, Norma
    Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado a acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os acadêmicos participaram do circuito organizados em grupos para a execução de sete atividades em ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário para mensurar a apropriação e o envolvimento dos acadêmicos. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.
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    Ensinando Propriedades Coligativas através do Jogo da Velha: uma proposta de avaliação
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Nascimento, Francisca Georgiana M. do
    O processo avaliativo não pode ser mais considerado apenas centrado em resultados obtidos por áreas ou matérias, ou de cunho punitivo, seletivo e propedêutico (ZABALA, 1998, p. 195). Precisa ser organizado de maneira processual e acompanhar o pensamento de que a escola é centrada na diversidade de pensamentos e ações e tendo como objetivo a formação integral do aluno, ou seja, precisa ser formativo. Conforme o autor, a avaliação formativa é baseada na observação sistemática e processual, considera as competências e habilidades; ocorre para ajudar a atuação do professor e no crescimento do aluno; é um instrumento educativo que informa sobre o andamento do desenvolvimento do aluno ao longo do processo educacional e construção do conhecimento (Zabala, 1998, p. 200,201)
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    Destilaria: um material didático desenvolvido para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Martins, Maximiliano de F.; Aversa, Thiago M.
    O estudo da Química Orgânica, embora fundamental para o desenvolvimento da sociedade, requer dos estudantes abstração e raciocínio espacial, tanto no ensino médio quanto nos cursos de graduação, cujos tópicos básicos são comuns a ambos os níveis (O’ DWYER; CHILDS, 2017). Dentre os grandes obstáculos enfrentados pelos alunos está o complexo sistema de nomenclatura desenvolvido pela IUPAC (SILVA JÚNIOR; BIZERRA, 2015).
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    Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) DALEC, A
    A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a conhecimentos do senso comum, sejam valorizadas no processo de aprendizagem. 1 Embora o cotidiano dos estudantes é carregado de tecnologias, estudos mostram que há grande desinteresse dos mesmos em aprender ciência e isso está fortemente ligado à abordagem metodológica do educador presa ao tradicionalismo. 4 Neste sentido, o estudo científico deve ser mais atrativo e a imaginação e a criatividade dos estudantes devem ser exploradas.
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    Colocando as mãos (e o conhecimento) na massa: uso de massa de modelar como atividade lúdica no ensino de Biologia Celular
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Carvalho, Poliana de S.; Silva, Edneide Maria F. da; Pinheiro, Tamaris G.
    Nos últimos anos tem crescido as discussões de educadores e pesquisadores, sobre a busca por novos métodos e propostas de ensino. Para Santos et al. (2011) o aumento desses métodos e pesquisas visam superar o modelo tradicional de ensino, buscando o diálogo entre professores e educandos e a participação dos mesmos em sala de aula
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    Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Angelo, Elisangela Andrade; Santos, Tiago Soares dos
    O termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores humanos. Desta maneira, essa área do conhecimento se propõe ao exercício da reflexão sobre questões éticas que envolvam o conhecimento e a aplicação de tecnologias relacionadas à Biologia e áreas Biomédicas (DURAND, 2014).
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    Biologia com humor: utilização de charges na divulgação científica
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Angelo, Elisangela A.; Gomes, Patrícia P.; Mangini, Cláudio L.; Barbado, Norma
    O campo das Ciências Biológicas apresenta linguajar e conceitos que, muitas vezes, soam como estranhos ao público em geral. Tal aspecto pode contribuir para um afastamento das pessoas em relação a esta área do conhecimento (SASSERON & CARVALHO, 2011). Desta maneira, é interessante se pensar estratégias de aproximação do linguajar biológico com o cotidiano das pessoas, contribuindo assim para a divulgação científica. Entre as várias possibilidades de estratégias de divulgação científica, o presente trabalho optou por trabalhar a mesma relacionando-a com o humor, utilizando-se charges.
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    DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Oliveira, Lorena Fernandes de; Pãoeagua, Taimara Camilo; Rico, Viviane; Angelo, Elisangela Andrade
    A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os a seus valores. Isso contribui para que a mesma tome decisões sobre seu cotidiano. Vários autores apontam que existe uma grande dificuldade de compreensão de alguns conceitos estruturantes da Genética. Entre os vários componentes que contribuem para tal ocorrência, destacam-se a abstração e lógica inerentes da Genética, ensino-aprendizagem não contextualizados, além do uso de metodologias não atualizadas (GIACÓIA, 2006). É comum os estudantes se interessarem por séries de investigação criminal, porém, nem sempre conseguem acompanhar os raciocínios referentes à Genética na resolução dos casos. Tendo em vista esse contexto, o presente projeto tem por finalidade propor um jogo didático que seja um instrumento de ensino de Genética, capaz de incentivar a cooperação entre os alunos, o diálogo, a troca de experiências e informações.
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    A criação de um recurso didático e a aplicação das taxonomias de Bloom como avaliação da aprendizagem: Relatos de sala de aula
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Oliveira, Diogo Silva de; Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
    A utilização dos jogos e atividades lúdicas torna - se cada vez mais presente no contexto escolar e em pesquisas acadêmicas . e ntretanto , há poucas discussões sobre a utilização de ferramentas que auxiliam na análise geral do jogo . a ssim , além deste trabalho propor um jogo a ser utilizado no ensino de q uímica , faz uso das taxonomias de b loom como método de avaliação dos conteúdos acadêmicos que são inerentes da atividade .
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    Alternativas econômicas, ecológicas e divertidas para destinação de resíduos orgânicos
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Sousa, Sebastiana Mota de; Nunes, Anny Valleria Rodrigues; Ribeiro, Thomas Victor; Carvalho, Williamis de Sousa; Zanotti, Rafael Fonsêca; Motta, Ludymila Brandão
    Ações sustentáveis são importantes ferramentas para o ensino. A formação de cidadãos conscientes e comprometidos com as principais questões da sociedade moderna dependem da identificação do sujeito com o ambiente, e do sentimento de pertencimento da realidade apresentada ( ALCÓCER, 2015 ). Objetivou-se contribuir para a conscientização sobre a importância de aumentar o tempo de vida útil de resíduos sólidos utilizando práticas econômicas, ecológicas e divertidas.
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    Compostagem lúdica e interdisciplinar
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Nunes, Anny Valleria Rodrigues; Sousa, Sebastiana Mota de; Ribeiro, Thomas Victor; Carvalho, Williamis de Sousa; Motta, Ludymila Brandão; Zanotti, Rafael Fonsêca
    A aprendizagem quando envolve teoria e prática junto à dimensão lúdica torna-se mais significativa (VALOIS et al., 2010). Nesse trabalho desenvolvido no IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras,convidaram-se alunos do 1º ano do ensino médio a participar dessa pesquisa exploratória com a finalidade de aproximar os envolvidos ao objeto estudado, assim despertando interesse dos mesmos. Objetivou-se integrar conceitos das disciplinas de biologia, química e geografia na abordagem do tema „compostagem‟ de forma lúdica, prática, e aplicada ao cotidiano.
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    A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos
    (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Augusto, Aline; Santos, Matheus L. B. dos; Hussein, Fabiana R. G. e S.
    Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter repetitivo que a abordagem desse conteúdo pode conter. Dentro desse contexto, a utilização de atividades lúdicas pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos e melhorar a participação dos estudantes em sala de aula. Nesse panorama, utilizou-se o aplicativo Quizlet, disponível para celulares e computadores, que se baseia na utilização de flashcards e jogos. Através do aplicativo, buscou-se trabalhar com os alunos a diferenciação de funções e grupos funcionais.