Navegação Artigos do evento por título
Itens para a visualização no momento 10-16 of 16
-
Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. ... -
Destilaria: um material didático desenvolvido para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O estudo da Química Orgânica, embora fundamental para o desenvolvimento da sociedade, requer dos estudantes abstração e raciocínio espacial, tanto no ensino médio quanto nos cursos de graduação, cujos tópicos básicos ... -
DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os ... -
Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores ... -
Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem ... -
Ensinando Propriedades Coligativas através do Jogo da Velha: uma proposta de avaliação
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O processo avaliativo não pode ser mais considerado apenas centrado em resultados obtidos por áreas ou matérias, ou de cunho punitivo, seletivo e propedêutico (ZABALA, 1998, p. 195). Precisa ser organizado de maneira ... -
A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter ...