Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmorín, Beatriz
dc.date.accessioned2020-04-16T16:58:08Z
dc.date.available2020-04-16T16:58:08Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5729
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo, relatar la experiencia que se desarrolló entre 2014 y 2018 en el Laboratorio de vidrio del Área Tecnológica de la Escuela Universitaria Centro de Diseño (EUCD) de la Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo del Uruguay (FADU). De este modo presentar la relevancia académica de las trayectorias estudiantiles internacionales, las competencias sociales y culturales que los estudiantes despliegan al elegir el espacio de diseño en vidrio. El laboratorio con esa relatoría expone el proceso de internacionalización de la educación superior universitaria como el proceso de integrar la dimensión, intercultural entre los objetivos, donde las integralidad de funciones, enseñanza, extensión e investigación, son un factor esencial para la mejora de la calidad de la educación superior, hacia una sociedad del conocimiento que propicie un modelo de desarrollo innovador y sustentable. Fernández (2016) afirma que Knight (2008) promueve desde hace unos años nuevas forma de pensar la internacionalización, manifiesta que exige más que interacción cultural entre grupos locales y extranjeros, supone cambios en planes de estudios, procesos de enseñanza-aprendizaje, actividades, de investigación y académicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLaboratorio de Vidriopt_BR
dc.subjectEstudiantes de internacionalespt_BR
dc.titleLaboratorio de Vidrio como espacio integral e intercultural para estudiantes internacionales de gradopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples