Intervenção geronto-sanitária em município brasileiro de tríplice fronteira: traçando o perfil de saúde de gerontes iguaçuenses institucionalizados em ILPI

Imagem de Miniatura

Data

2020-04-01

Autores

Gutiérrez Murillo, Roberth Steven

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista Longeviver

Resumo

Trata-se de uma intervenção geronto-sanitária desenvolvida em uma instituição de longa permanência para idosos, localizada em município brasileiro de tríplice-fronteira. As atividades ocorreram durante os meses de março a junho de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência adquirida na aplicação de instrumentos geriátrico-gerontológicos validados pelo Estado do Paraná, para a realização de avaliações multidimensionais em idosos. Este trabalho se apoia na visão sanitarista sobre questões gerontológicas de importância contemporânea para a saúde pública brasileira e, indubitavelmente, para a saúde pública local do município de Foz do Iguaçu/PR.

Descrição

Artigo científico originado a partir do trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva).

Palavras-chave

Gerontes, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Intervenção geronto-sanitária

Citação

GUTIÉRREZ MURILLO, R. S. Intervenção geronto-sanitária em município brasileiro de tríplice fronteira: traçando o perfil de saúde de gerontes iguaçuenses institucionalizados em ILPI. Rev. Longeviver, Ano II, n. 6, Abr/Mai/Jun. São Paulo, 2020: ISSN 2596-027X.