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dc.contributor.authorSilva, Thiago Oliveira
dc.contributor.authorLima, Luís Felipe Bertucci
dc.contributor.authorCasado, Johny Henrique Magalhães
dc.contributor.authorRadael, Weber Henrique
dc.contributor.authorVerdu, Fabiane Cortez
dc.date.accessioned2020-03-30T13:18:38Z
dc.date.available2020-03-30T13:18:38Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5689
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractNa abordagem de territórios nos deparamos com várias perspectivas sobre o termo, inclusive saindo da conjuntura física (material) e indo ao encontro das perspectivas de Rogério Haesbaert que versam sobre simbólico-culturais e de identidade. Além desse contexto, outros temas emergem interligados, como territorialidade, e o movimento (T-D-R), territorialização, desterritorialização e reterritorialização em diferentes vinculações teórico-práticas. O movimento T-D-R, segundo Saquet (2009) emerge por meio das relações sociais, considerando as dimensões econômicas, políticas e culturais. Dentro dessa ótica, Souza (2012), complementa que independente da dimensão “afetada” os territórios podem ser construídos ou desconstruídos em diferentes escalas temporais, sendo em caráter permanente, ou de maneira cíclica.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectExpatriação de Docentespt_BR
dc.subjectTerritóriospt_BR
dc.titleExpatriação de docentes na ótica dos processos T-D-R: Uma análise de na Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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