Desafios da internacionalização na UFMG no cenário contemporâneo e a inclusão de refugiados: transpondo barreiras e gerando oportunidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-04

Autores

Moreira, Luciane Novaes
Parreiras, Elaine
Fiuza, Luciana
Xavier, Cristiane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Muito embora vivamos em um mundo reconhecidamente globalizado, as nações contemporâneas têm se tornado cada vez mais fechadas. As interconexões e a polinização da internacionalização que se beneficiam, por exemplo, a partir das redes digitais, têm sido ameaçadas por cenários motivados por ondas de nacionalismo exacerbado, associadas a tensões sociais, as quais dão causa a grande fluxo migratório, e seus decorrentes impactos econômicos e políticos. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (1), existe, hoje, cerca de 70 milhões de deslocados forçados, dentre os quais 25,4 milhões são refugiados. O Comitê Nacional para Refugiados (3) destaca que o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Do ponto de vista legal, o Artigo 22 da Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados (2), de 1951 prevê as obrigações do Estado no que tange ao aspecto da Educação pública, em que se comprometem a dar aos refugiados o mesmo tratamento que aos nacionais.

Descrição

O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.

Palavras-chave

Internacionalização da Educação Superior, Refugiados

Citação

CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil