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dc.contributor.authorCosta, Ana Cristina Magalhães
dc.contributor.authorCosta, Janaina Pamplona da
dc.date.accessioned2020-03-28T14:57:24Z
dc.date.available2020-03-28T14:57:24Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5669
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractO processo de internacionalização na estrutura acadêmica possibilita grandes impactos nas práticas sociais e pedagógicas. Este fator motiva os estudantes a incrementar seu desempenho acadêmico, além de um crescente interesse pelo aprendizado de línguas. Ademais, a internacionalização também incentiva o capital humano da instituição na melhoria da qualidade das produções acadêmicas, inclusive com o desenvolvimento de pesquisas e projetos, e no seu aperfeiçoamento profissional e pessoal. Nesse contexto o objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência acerca da política de internacionalização e as perspectivas de internacionalização no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. O IFMG foi criado em 2008, a partir da sanção da Lei 11.892, que criou os Institutos Federais – IFs no Brasil. Atualmente o IFMG possui 17 Campus em Minas Gerais e oferta ensino nos níveis médio, graduação e pós-graduação. As primeiras experiências de mobilidade internacional discente no IFMG aconteceram por meio do programa Ciências Sem Fronteiras - CsF em 2012. Em 2015, a instituição criou seu próprio programa de mobilidade internacional, com foco em alunos de graduação para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica em um formato sanduíche com orientação no Brasil e co-orientação no país de acolhida. Desde 2016 foram abertos no IFMG 4 editais, sendo anuais e com recursos institucionais para seleção dos discentes. Os parceiros deste programa no IFMG são instituições conveniadas, por meio dos acordos de cooperação internacional, mediados pela Assessoria de Relações Internacionais do IFMG. Especificamente para o programa em questão priorizou-se parceiros com perfil institucional similar ao IFMG e com menor barreira linguística, assim as experiências aconteceram junto aos Institutos Politécnicos Portugueses. O objeto do trabalho foi o programa de mobilidade acadêmica internacional para discentes de graduação, implementado no IFMG, denominado “Internacionaliza IFMG”, sua operacionalização e por meio de uma metodologia qualitativa apresentou-se os relatos sobre os desdobramentos da experiência internacional na formação e no desenvolvimento científico e tecnológico dos discentes de graduação bolsistas participantes do programa no IFMG. Para tanto, apresentou-se o relato de experiência dos discentes participantes dos editais do programa “Internacionaliza IFMG” de 2016 e 2017.Os dados foram coletados a partir da análise dos relatórios parciais e finais de intercâmbio que cada discente enviou à Assessoria de Relações Internacionais do IFMG. Os relatos foram coletados nas apresentações devolutivas que são organizadas no evento Seminário de Internacionalização sendo obrigatória a apresentação do aluno intercambista no retorno ao IFMG.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectMobilidade discentept_BR
dc.titleInternacionalização e mobilidade discente, relato de experiência do programa Internacionaliza IFMGpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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