dc.contributor.author | Larsen, Juliane Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-07-08T21:50:18Z | |
dc.date.available | 2016-07-08T21:50:18Z | |
dc.date.issued | 2016-07-08 | |
dc.identifier.citation | LARSEN, Juliane Cristina. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. 118 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Música) – Universidade São Paulo (USP), São Paulo, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/561 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Área de concentração Musicologia, Linha de Pesquisa História, Estilo e Recepção, da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Musicologia, sob a orintação do Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelhode Souza. 2010 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composicionais desligados do sistema de funcionalidades do tonalismo. O objetivo será verificar como a forma sonata pode ser estruturada a partir de técnicas dodecafônicas, qual a relevância do uso desta forma clássica para a técnica empregada e através de quais procedimentos construtivos esta forma se faz possível dentro de uma linguagem atonal, já que se origina da realização da harmonia tonal tradicional. A pesquisa fundamenta-se em ferramentas analíticas e em corpo teórico desenvolvido na área musicológica nas últimas décadas, principalmente. Como conclusão irá apresentar os elementos composicionais e conceituais que conectam as obras entre si e com a tradição clássica da forma sonata, além de apontar para a ocorrência de técnicas composicionais importantes para o desenvolvimento da música a partir da primeira metade do século XX. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Forma sonata | pt_BR |
dc.subject | Dodecafonismo | pt_BR |
dc.subject | Análise musical | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação Dissertações de Mestrado | |
dc.title | A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |