Cultura e Segurança Alimentar dos Povos de Terreiro: um estudo com a comunidade Ilê Asé Ojú Ogun Funmilaiyó

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Sarges, Melrilane Farias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta monografia pretende apresentar algumas questões levantadas a partir do trabalho de campo realizado com a comunidade tradicional de matriz africana Ilê Asé Ojú Ogun Funmilaiyó, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Pretendo mostrar como o Ilê contribui para Segurança Alimentar de sua comunidade a partir da cultura alimentar, através de sua prática religiosa. Partir da observação da cerimônia Olugbajé (O banquete do rei da Terra) em louvor ao Orixá Omolu, também denominado por Obaluaiê, a escolha desta, se deu pelo contexto do preparo de uma grande variedade de alimentos a serem servidos aos Orixás e aos presentes na cerimônia.Além da observação da cerimônia, escolhi dentre as metodologias, entrevistas com membros da comunidade de relevância na hierarquia da comunidade e nas questões relacionadas à alimentação.
Esta monografía pretende exponer algunas cuestiones asentadas a partir del trabajo de campo realizado con la comunidad tradicional de matriz africana Ilê Asé Ojú Ogun Funmilaiyó, en Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Pretendo evidenciar como el Ilê contribuye para la Seguridad Alimentaria de su comunidad a partir de la cultura alimentaria, a través de su práctica religiosa. A partir de la observación de la ceremonia Olugbaje (el banquete del rey de la tierra) en ovación al Orixá Omolu, también denominado por Obaluaiê, a elección de esta, se dio por el contexto de la preparación de una gran variedad de alimentos a ser ofrecidos a los Orixás y a los presentes en la ceremonia. Además de la observación de la ceremonia, opte también dentro de la metodología, entrevistas con los miembros de la comunidad de relevancia en la jerarquía de la comunidad y en las discusiones relacionadas con la alimentación.Tradução do resumo e da referência do trabalho para a língua inglesa.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientador: Prof. Dr. Anaxsuell Fernando da Silva

Palavras-chave

Segurança Alimentar, Cultura Alimentar, Comunidade tradicional (matriz africana)

Citação

SARGES, Melrilane Farias. Cultura e Segurança Alimentar dos Povos de Terreiro: um estudo com a comunidade Ilê Asé Ojú Ogun Funmilaiyó. 2017. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.