Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuizzo, Antonio Rediver
dc.contributor.authorKiill, Diego
dc.date.accessioned2020-03-10T03:33:50Z
dc.date.available2020-03-10T03:33:50Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.identifier.citationKIILL, Diego. ​ A poética da brutalidade de Ana Paula Maia: ​ a odisseia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidos. 2019. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5609
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientador: Prof. Dr. Antonio Rediver Guizzo
dc.description.abstractAna Paula Maia, escritora carioca contemporânea,iniciou sua carreira literária com o lançamento do livro O habitante das falhas humanas (2003); no entanto, Maia começa a ganhar prestígio no campo literário com a denominada Trilogia dos Brutos (Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (2009), O trabalho sujo dos outros (2009), Carvão animal (2011)). Com a trilogia, Maia esboça o que seria seu estilo: narrativas marcadas pela violência, ambientes escatológicos, sujos e marginalizados e personagens brutas. Tendo isso em vista, este trabalho objetiva: analisar a construção de Edgar Wilson, personagem recorrente nas obras da autora, e investigar a influência da espetacularização da violência presente na obra cinematográfica de Quentin Tarantino Pulp Fiction (1994), das escolas literárias naturalista e realista e do gênero romance policial na construção estética do romance De gados e homens (2013). Para tal fim, utilizamos como aportes teóricos os estudos de Zizek (2014), sobre o fenômeno da violência social contemporânea, sobretudo na na compreensão das diferenças entre os atos simbólico,concreto, subjetivo e objetivo de violência; e os estudos de Ginzburg (2012) voltados à relação entre violência e representação literária. Sobre a literatura de Maia, utilizamos Vicelli (2015) que descreve o caráter imundo, a realidade poluída com as cenas quase escatológicas, criando um ambiente que se aproxima e ultrapassa quaisquer definições. Por sua vez, Soler (2017) questiona os princípios de humanidade quando na obra ocorre a relação do homem e do gado. No primeiro capítulo, descrevemos sobre as produções literárias da autora, as características encontradas, e algumas definições sobre realismo, Naturalismo, Romance Policial, e Cinema-Literatura. No segundo capítulo, definimos a brutalidade a partir da análise da obra De gados e homens. No terceiro capítulo, descrevemos a construção da personagem Edgar Wilson, seus crimes, motivações, comportamentos. Por fim, observamos que há uma influência dos elementos, mas utilizados em outros contextos e de modo próprio e particular. Concluímos que o que mais define a brutalidade não está a presença exclusiva do crime e do sangue, senão a conjuntura de ambos somado a violência de um sistema que cria injustiças, mazelas sociais, diferenças sociais e sujeitos que vivem com pouco, brutos e invisíveis ao sistemapt_BR
dc.description.abstractAna Paula Maia, escritora carioca contemporánea, empezó la carrera literaria con el libro ​ O habitante das falhas humanas ​ (2003), sin embargo, tuvo éxito con la Trilogía de los Brutos (​ Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos ( ​ 2009), O trabalho sujo dos outros (2009), Carvão Animal (2011)). Con la trilogía, Maia se apropia lo que sería su estilo: narrativas con violencia, ambientes rústicos, sucios y marginales, como también, personajes brutos. Así, este trabajo tiene como objetivo analizar la construcción de Edgar Wilson, personaje recurrente en las obras, e investigar la influencia de la espectacularización de la violencia presente en la obra cinematográfica de Quentin Tarantino, de las escuelas literarias naturalista, realista, y el género romance policial en la estética de la novela ​ De ganados y hombres (2013). Para tal, el recorte teórico se sustenta en los estudios de Zizek (2014), sobre la comprensión de las diferencias entre los actos de violencia simbólica, subjetivo y objetivo; los estudios de Ginzburg (2012) sobre la relación entre violencia y representación literaria. Sobre la escritura de Maia, utilizamos Vicelli (2015) que describe el carácter inmundo, la realidad poluida con escenas casi escatológicas, creando un ambiente que se acerca y ultrapasa cualquier definición. A su vez, Soler (2017) cuestiona los principios de la humanidad en base a la relación del hombre y ganado. En el primer capítulo, describimos las producciones literarias de la autora, y sus características, también algunas definiciones sobre Realismo, Naturalismo, Romance Policial y Cine-Literatura. En el segundo capítulo, definimos la brutalidad a partir del análisis de la obra ​ De ganados y hombres. E n el tercer capítulo, describimos la construcción del personaje Edgar Wilson, sus crímenes, motivaciones y actitudes. Por fín, observamos que hay una influencia de los estilos descriptivos pero utilizados en otros contextos y de un modo propio y particular. Concluímos que lo que define la brutalidad no es la presencia exclusiva del crimen o de la sangre, sino la coyuntura de ambos hacia la violencia de un sistema que crea injusticias, problemas sociales, diferencias económicas y sujetos que viven con poco, brutos e invisibles al sistema.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAna Paula Maia (1977) - escritora brasileirapt_BR
dc.subjectTemática - Brutalidade
dc.subjectLiteratura Contemporânea
dc.subjectTemática - Violência
dc.titleA poética da brutalidade de Ana Paula Maia: a odisséia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples