Show simple item record

dc.contributor.authorGonzález, Juliana Pérez
dc.date.accessioned2020-03-09T19:25:46Z
dc.date.available2020-03-09T19:25:46Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.isbnISBN: 978-65-80275-10-6
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5604
dc.descriptionAnais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018. Organizadores: Profa. Dra. Analía Chernavsky e Prof. Dr. Gabriel Sampaio Souza Lima Rezendept_BR
dc.description.abstractAo longo do século XX, a moda de viola caracterizou-se por seu caráter narrativo. Diversos autores têm buscado em seus textos a "visão de mundo" dos habitantes rurais da Paulistânia, assinalando algumas reiterações temáticas no repertório. Postula-se, basicamente, que a maioria das modas de viola retratam a resistência da cultura caipira à modernização ou a saudade pelo universo rural. Este artigo é crítico dessas premissas. Ao analisar algumas das primeiras modas de viola gravadas em 1929 e seu contexto coloca-se em dúvida que suas narrações fossem reflexo do pensamento caipira. Parece que, ao invés, os textos das modas de viola comercializadas pelas gravadores internacionais estavam alinhados com o discurso hegemônico do paulistismo ou consistiam em narrações jocosas herdeiras do lugar outorgado ao caipira pelo teatro musicado precedente. O caso da moda de viola revela, uma vez mais, a importância de reconstruir o contexto histórico da produção fonográfica ao pretender utilizar o texto da canção como documento histórico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherNUPEMPLApt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMúsica - América Latinapt_BR
dc.subjectModa de violapt_BR
dc.subjectCaipirapt_BR
dc.titleA cada moda, uma história: as primeiras modas de viola gravadaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record