Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTallei, Jorgelina Ivana
dc.contributor.advisorCarvalhal, Tatiana Pereira
dc.contributor.authorMartins, Bruna Wanessa
dc.date.accessioned2020-03-06T19:01:39Z
dc.date.available2020-03-06T19:01:39Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.citationMARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu(UNILA), 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5598
dc.descriptionMARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientadora: Prof. Dra Jorgelina Ivana Tallei Coorientadora: Prof. Dra Tatiana Pereira Carvalhal
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a recepção linguístico-cultural de estudantes imigrantes no ensino fundamental na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O município de Foz de Iguazú recebe estudantes imigrantes de diferentes nacionalidades. No momento, não existe um protocolo oficial de atendimento a esses estudantes, considerando as especificidades linguísticas e culturais. Portanto, por meio de um estudo de caso em uma escola, a segunda escola municipal mais importante em número de estudantes imigrantes em Foz do Iguaçu, e de acordo com os relatos dos professores da escola, abordamos que elementos se referem à questão da imigração, qual a relação com as línguas que participam do contexto, como trabalham e que dificuldades enfrentam. Com base nisso, e com os estudos lingüísticos e educacionais, refletimos sobre o acolhimento lingüístico- cultural de estudantes imigrantes na escola em questão e, possivelmente, em outras escolas públicas de ensino fundamental I com características em comum. Com isso, este trabalho de conclusão de curso pretende que a gestão da educação do município verifique as possibilidades de acolhimento para estudantes imigrantes considerando o contexto fronteiriço.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo discutir la acogida lingüística-cultural a los estudiantes inmigrantes en la enseñanza primaria en la ciudad de Foz de Iguazú - Paraná. El municipio de Foz de Iguazú recibe estudiantes inmigrantes de diferentes nacionalidades. Por el momento, no existe un protocolo oficial para auxiliar a estos estudiantes, considerando las especifidades lingüísticas y culturales. Por lo tanto, mediante un estudio de caso en una escuela, la segunda escuela municipal más importante en número de estudiantes inmigrantes en Foz de Iguazú, y según los informes del personal docente de la escuela, planteamos qué elementos se refieren al tema de inmigración, así como a los idiomas que participan en el contexto, se trabajan y qué dificultades se enfrentan. En base a esto, y con estudios linguisticos y del área de educación, reflexionamos sobre la acogida linguistica cultural a los estudiantes inmigrantes en la escuela en cuestión y posiblemente en otras escuelas primarias públicas I que tienen características en común. Con eso, el trabajo pretende que el municipio verifique las posibilidades de recepción para los estudiantes inmigrantes considerando el contexto fronterizo.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAcolhimento linguístico-culturalpt_BR
dc.subjectPortuguês (língua de acolhimento)
dc.subjectEnsino público (fundamental I)
dc.titleAcolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçupt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples