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dc.contributor.authorSoares, Claudia Lucia Bisaggio
dc.date.accessioned2016-05-25T22:43:16Z
dc.date.available2016-05-25T22:43:16Z
dc.date.issued2016-05-25
dc.identifier.citationSOARES, Claudia Lucia Bisaggio. Moeda social: uma análise interdisciplinar de suas potencialidade no Brasil contemporâneo. 251 p. Tese de Doutorado (Pós-Graduação Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/548
dc.descriptionTese submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Ciência apresentado ao Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, à Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Ary Minella. 2006pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa tese se coloca como o de compreender a moeda social, uma vez que não se encontram muitos registros de estudos sobre este assunto específico, e menos ainda sob uma ótica interdisciplinar. Inicialmente foi desenvolvido um esforço de caracterização da própria noção de moeda, que revelou seu caráter de relação social, de instituição sempre em mutação, adaptada ao todo social em que está inserida. Foi necessária também a construção de um conceito sobre o próprio objeto, uma vez que não havia literatura anterior que respondesse satisfatoriamente a questão. Desenvolveu-se uma tipologia, já que as experiências existentes são bastante díspares entre si e respondem a objetivos também bastante diferenciados. Conclui-se que os movimentos sociais que recriam a moeda através da moeda social sinalizam um retrocesso em direção às moedas antigas, diferenciadas, não integradas de forma hierarquizada, revelando uma tentativa de voltar a submeter à racionalidade econômica às diversas racionalidades sociais. A moeda social também pode servir bem para complementar a economia solidária. Para isso ela precisa ser assim considerada e trabalhada pelo próprio movimento da economia solidária. Se a moeda social é pedagógica na medida em que nos recorda como as coisas são construídas e que podem ser diferentes, ainda é preciso articular o esforço da construção, mas ela também pode ser apenas de uso emergencial, ajudando a minimizar as angústias dos excluídos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectMoedapt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectPós-Graduação Teses de Doutorado
dc.titleMoeda social: uma análise interdisciplinar de suas potencialidade no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR


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