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dc.contributor.advisorVeiga, Léia Aparecida
dc.contributor.authorAraujo, Carla Cristina Varela
dc.date.accessioned2020-01-16T20:56:53Z
dc.date.available2020-01-16T20:56:53Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.citationARAUJO, Carla Cristina Varela. Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – UNILA - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5479
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado apresentado ao instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território – ILATIT. Como pré-requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Geografia. Professora Orientadora Dra. Léia Aparecida Veigapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes no Projeto Pedagógico do Curso/PPC em vigor até o ano de 2018, nos cursos de formação de professores em Geografia, grau licenciatura ofertados nas universidades públicas do estado do Paraná. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os Projeto Pedagógico do Curso/PPC dos cursos nos campi da UEM, UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNESPAR, UNICENTRO, UNILA e UNIOESTE, nos quais estão em funcionamento o curso de geografia, licenciatura. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a Lei de inclusão brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas fontes secundárias (documentos institucionais como o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Geografia, grade curricular e o componentes) e discutidas a luz de referencial teórico acerca do Currículo, Educação Inclusiva e da Formação Inicial de Professores, temáticas essas abordadas por Aranha (2005); Batalha (2009); Jesus (2012); Mendes (2006); Michels (2006,); Mazzotta (1995); Naujarks (2002); Santana (2016). Também foram utilizadas fontes primárias, com informações levantadas através da aplicação de um questionário on line, tendo como público alvo, os professores formados nas universidades pesquisadas. Verificou-se que a maioria das universidades no tocante a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois, na maioria delas a única disciplina com cunho inclusivo é a de LIBRAS dada a obrigatoriedade prevista em lei. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva reflete no cotidiano dos professores no exercício da docência, que sentem-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades que estão inclusos no ensino regular, o que tem resultado em stress no professor e na exclusão pedagógica dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo de finalización de curso trata de un análisis sobre los componentes curriculares presentes en el Proyecto pedagógico del Curso/PPC en vigor hasta el año 2018, en los cursos de formación de profesores en Geografía, grado universitario ofrecido en las universidades públicas del estado de Paraná. Se delimitó como lócus de la investigación, por lo tanto, los campus de la UEM, UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNESPAR, UNICENTRO, UNILA y UNIOESTE, en los que están en funcionamiento el curso destacado. El objetivo central es identificar si los cursos ofrecidos por estas universidades, contemplan lo que estipula la Ley de inclusión brasileña, en lo que se refiere a la disponibilidad de disciplinas, han colaborado en la formación de profesores aptos para enseñar en un entorno inclusivo. En cuanto a los procedimientos metodológicos, se utilizaron fuentes secundarias (documentos institucionales como el Proyecto pedagógico del Curso Superior de Profesorado en Geografía, grade curricular y los componentes), la luz de referencia teórica sobre el Currículo, Educación inclusiva y la Formación Inicial de Profesores, temáticas esas abordada por ARAÑA (2005); BATALLA (2009); JESUS (2012); MENDES (2006); MICHELS (2006,); MAZZOTTA (UNAS); 1995; SANTANA (2016). También se utilizaron fuentes primarias, datos adquiridos a través de una investigación, teniendo como público objetivo, los profesores formados en las universidades investigadas. Se ha comprobado que la mayoría de las universidades tienen un desfase muy grande en el enfoque de la educación inclusiva, pues en la mayoría de ellas la única disciplina con carácter inclusivo es la de LIBRAS como lo exige la ley . Se concluye que ese desfase es sentido por los profesores hoy en el ejercicio de la docencia, formados en estas universidades, que, como ha demostrado la investigación, no se sienten preparados para trabajar con los alumnos con discapacidad, trastornos globales del desarrollo o altas habilidades que están incluidos en la enseñanza regular, lo que genera estrés en el profesor y la exclusión de los alumnos
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectUniversidades Públicas do Paraná
dc.subjectGeografia (Licenciatura)
dc.titleFormação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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