• Anais do Seminário de Extensão da UNILA 

      UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Anais do SEUNI apresentou os resultados obtidos durante a vigência dos projetos e programas de Extensão da UNILA, aprovados pelo Edital 01 e 07 de 2012, respectivamente. O Seminário teve uma programação bastante diversificada ...
    • Valores Lingüísitcos en la Triple Frontera 

      Bolivar, Thiago (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O projeto, de curta duração, buscou compor um quadro preliminar da distribuição de conhecimentos e usos bilíngues Português-Espanhol na Tríplice Fronteira, envolvendo as cidades de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del ...
    • As TIC e sua relação com a leitura, a oralidade e a escrita 

      Souza, Rosane Antonia de (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Este trabalho tratou sobre o estudo dos fatores intervenientes no processo de utilização das TIC em atividades de aprendizagem em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto ...
    • Bonjour Foz do Iguaçu! 

      Pratti, Gabriela Aline Silveira; Erazo Muñoz, Angela Maria (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ...
    • Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow 

      Ferreira, Thiago Vinicius; Oliveira, Daniel do Nascimento; Melo, Bruna Moreira de; Silva, Eduardo Henrique Arantes da; Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas ...
    • Integrando la triple frontera en la escuela: ajedrez y filosofia en la condición de estrategia de aprendizaje 

      Falcán, Cinthya Janelle Milagros Célis; Diaz, Isnel Ubaque (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      El proyecto se trata de la enseñanza de ajedrez a niños de 10 a 14 años aproximadamente, que han mostrado dificultades de aprendizaje y son parte de los países de la triple frontera, a través de ecuentros semanales o ...
    • Realidade y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas 

      Bueno, Rejane Escoto; Leroy, Henrique Rodrigues; Marín Pérez, Tania (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      El proyecto realidades y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas está orientando a la discusión de temas relacionaos a los conceptos de lengua y cultura, a la enseñanza de estos elementos, ...
    • Integração na região fronteiriça Argentina, Brasil e Paraguai: o projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiras (Celpe-Bras) 

      Carvalhal, Tatiana Pereira; Leroy, Henrique Rodrigues (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2012 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, inicialmente ...
    • Cursinho Comunitário Ingressa 

      Martins, Alexandre de Oliveira; Paiva, Aline Cristina; Aguilar, Alirio Balmore; Jarquin, Carlos; Pires, Cintia Rafaela; Chioquetta, Gabriela Dotti; Almeida, Jhonatan; Oliveira, Jóhidson André Ferraz de; Lopes, Tiago Luis Fratari; Arias, Ulisses Alves (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O presente trabalho se materializa na constituição de um grupo de universitários responsável pela criação, organização, manutenção e constante avaliação de uma estrutura educacional cujo fim é incrementar em alunos advindos ...
    • Educação para a integração 

      Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara Elizabeth (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da população de Foz do Iguaçu. O ...
    • Culturas guaraníes: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmisión de saberes 

      Vieira, Maria Eta; Troche, Derlis Daniel Sandoval (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Desde os primeiros maomentos de convivência na UNILA, em 2011, percebemos o potencial e a riqueza cultural compartilhada por alunos, professores e comunidade em geral. Um dos aspectos mais contundentes desde entorno são ...
    • Ciencioteca: experiência faz Ciência 

      Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O objetivo básico de ensino fundamental e médio é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. O ensino tradicional, ou aula expositiva, muitas vezes estabelece somente ...
    • Língua portuguesa para a UNILA: um relato de experiência 

      Aguiar, André Luiz Ramalho; Montalbetti, Cynthia Luna; Duarte, Emanuely (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O objetivo deste resumo é apresentar um relato de experiência do Curso de português para falantes de outras línguas, no âmbido do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. Este projeto oferece o curso supracitado ...
    • O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo 

      Silva, Raquel Rodrigues Nunes da; Nogueiro, Fabiano; Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ...
    • Educação para a Integração 

      Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara Elizabeth (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da popuação de Foz do Iguaçu.
    • Letramento Digital: desafios sociais enfrentandos por estudantes na era da informática 

      Silva, Anilton Oliveira da (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Este trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma alunos de uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em informática de um colégio da rede estadual de educação do estado do Paraná tiveram contato ...
    • Foz Politicando: cidadania em debate na Tríplice Fronteira 

      Oliveira, Renata Peixoto (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O Programa de Extensão Universitária Foz Politicando tem por objetivo promover uma educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos e cidadãs críticos e conscientes. O projeto consiste na realização de atividades ...
    • Verão 2013: análise na reta 

      Bloot, Rodrigo; Melo, Fábio Silva; Konzen, Pedro Henrique de Almeida; Apaza Choquehuanca, Rodrigo Wenceslao (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      No meio acadêmico brasileiro percebe-se entre os Institutos de Matemática (IM) das universidades já estabelecidos uma oferta rica e regular de cursos de verão.