Listar SEUNI - Artigos científicos por fecha de publicación
Mostrando ítems 21-38 de 38
-
Anais do Seminário de Extensão da UNILA
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Anais do SEUNI apresentou os resultados obtidos durante a vigência dos projetos e programas de Extensão da UNILA, aprovados pelo Edital 01 e 07 de 2012, respectivamente. O Seminário teve uma programação bastante diversificada ... -
Valores Lingüísitcos en la Triple Frontera
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto, de curta duração, buscou compor um quadro preliminar da distribuição de conhecimentos e usos bilíngues Português-Espanhol na Tríplice Fronteira, envolvendo as cidades de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del ... -
As TIC e sua relação com a leitura, a oralidade e a escrita
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Este trabalho tratou sobre o estudo dos fatores intervenientes no processo de utilização das TIC em atividades de aprendizagem em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto ... -
Bonjour Foz do Iguaçu!
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ... -
Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas ... -
Integrando la triple frontera en la escuela: ajedrez y filosofia en la condición de estrategia de aprendizaje
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)El proyecto se trata de la enseñanza de ajedrez a niños de 10 a 14 años aproximadamente, que han mostrado dificultades de aprendizaje y son parte de los países de la triple frontera, a través de ecuentros semanales o ... -
Realidade y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)El proyecto realidades y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas está orientando a la discusión de temas relacionaos a los conceptos de lengua y cultura, a la enseñanza de estos elementos, ... -
Integração na região fronteiriça Argentina, Brasil e Paraguai: o projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiras (Celpe-Bras)
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2012 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, inicialmente ... -
Cursinho Comunitário Ingressa
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O presente trabalho se materializa na constituição de um grupo de universitários responsável pela criação, organização, manutenção e constante avaliação de uma estrutura educacional cujo fim é incrementar em alunos advindos ... -
Educação para a integração
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da população de Foz do Iguaçu. O ... -
Culturas guaraníes: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmisión de saberes
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Desde os primeiros maomentos de convivência na UNILA, em 2011, percebemos o potencial e a riqueza cultural compartilhada por alunos, professores e comunidade em geral. Um dos aspectos mais contundentes desde entorno são ... -
Ciencioteca: experiência faz Ciência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo básico de ensino fundamental e médio é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. O ensino tradicional, ou aula expositiva, muitas vezes estabelece somente ... -
Língua portuguesa para a UNILA: um relato de experiência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo deste resumo é apresentar um relato de experiência do Curso de português para falantes de outras línguas, no âmbido do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. Este projeto oferece o curso supracitado ... -
O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ... -
Educação para a Integração
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da popuação de Foz do Iguaçu. -
Letramento Digital: desafios sociais enfrentandos por estudantes na era da informática
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Este trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma alunos de uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em informática de um colégio da rede estadual de educação do estado do Paraná tiveram contato ... -
Foz Politicando: cidadania em debate na Tríplice Fronteira
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O Programa de Extensão Universitária Foz Politicando tem por objetivo promover uma educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos e cidadãs críticos e conscientes. O projeto consiste na realização de atividades ... -
Verão 2013: análise na reta
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)No meio acadêmico brasileiro percebe-se entre os Institutos de Matemática (IM) das universidades já estabelecidos uma oferta rica e regular de cursos de verão.