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dc.contributor.advisorSouza, Eder C. de
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel Miranda
dc.date.accessioned2019-12-10T19:40:30Z
dc.date.available2019-12-10T19:40:30Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationRIBEIRO, Miguel Miranda. Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses. 2019. 24 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5360
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Eder C. de Souza
dc.description.abstractExistem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento de raciocínios pautados numa epistemologia própria do conhecimento histórico (LEE, 2006). Já na segunda o aprendizado da história é entendido como processo no qual os sujeitos dão novos significados subjetivos às experiências temporais, a partir de interpretações que geram novas orientações (RÜSEN, 2007). O presente artigo é resultado de um subprojeto, vinculado a um projeto de pesquisa que problematiza a forma como essas duas concepções de aprendizagem histórica são apropriadas e articuladas em pesquisas no Brasil e em Portugal. Essas pesquisas, que se identificam pelo termo Educação Histórica, constituem um conjunto significativo de trabalhos científicos, que inicialmente centralizaram suas preocupações sobre a aprendizagem conceitual de crianças e jovens. Entretanto, a questão da orientação histórica passou a ganhar força nos últimos anos, e o projeto ocupa-se de analisar vários aspectos desses estudos a partir das concepções de aprendizagem adotadas. Como um subprojeto, o presente trabalho selecionou uma base documental específica, assim como um espaço e um recorte temporal próprios para análise. A investigação concentrou-se na produção da Educação Histórica em Portugal, no período 2001-2010, no qual investigamos os usos e apropriações do conceito de Consciência Histórica por investigadores desse país. Em síntese, a proposta consistiu em analisar de que formas a presença do conceito de consciência histórica, nos estudos portugueses, mobilizou a preocupação em relacionar aprendizagem conceitual e orientação histórica. Algumas inferências e constatações foram formuladas neste trabalho, destacando-se a observação de uma diversidade de concepções de consciência histórica presente nessas produções e de uma dificuldade em se vincular o relacionamento direto entre aprendizagem de conceitos e epistemológicos e orientação histórica por parte dos sujeitospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
dc.subjectConceitos Epistemológicos
dc.subjectConsciência Histórica
dc.titleAprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portuguesespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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