Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodriguez, Diego Giovanni Vargas
dc.contributor.authorTirloni, Larissa Paula
dc.date.accessioned2019-12-09T13:30:43Z
dc.date.available2019-12-09T13:30:43Z
dc.date.issued2019
dc.identifier<https://unila.edu.br/siepe/anais>
dc.identifier.issnISBN: 978-65-80943-05-0
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5335
dc.descriptionVII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)pt_BR
dc.description.abstractCom o propósito de possibilitar uma abordagem linguístico-cultural, o ​ Projeto TANDEM: aproximando línguas-culturas latino-americanas e caribenhas foi criado como parte integrante do ensino e aprendizagem de espanhol e português na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir do ensino, pesquisa e extensão, o projeto desenvolve uma exaustiva exploração de materiais didáticos para promover o uso efetivo da língua estrangeira/adicional. A pesquisa teve como objetivo criar materiais didáticos com um enfoque na abordagem comunicativa e na gramática contrastiva, para encontros de tandem entre brasileiros aprendizes de espanhol e hispanofalantes aprendizes de português. A pesquisa foi orientada por três objetivos: a) Descrever o funcionamento do Tandem em relação à aprendizagem de Português e Espanhol; b) Averiguar a relevância de abordar aspectos gramaticais em materiais didáticos para a prática de Tandem; c) Analisar os materiais didáticos propostos, expondo os resultados da aplicação. Logo, tendo como norte os pressupostos da pesquisa-ação, é possível planejar, descrever, avaliar mudanças e promover melhorias. Assim, buscamos descrever os desafios de abordar a gramática de forma didática e da mesma forma monitorar e avaliar o processo de aprendizagem. Diante da falta de ferramentas ou métodos para aprimorar o ensino-aprendizagem da oralidade e da gramática, constatamos que as práticas de Tandem trazem resultados favoráveis para o desenvolvimento do conhecimento gramatical junto com o aperfeiçoamento de habilidades orais. Os resultados apontam que o uso da pesquisa-ação na elaboração, aplicação e análise das atividades mostrou-se adequado ao caso estudado. Os materiais desenvolvidos estimularam a participação dos estudantes melhorando seu nível de proficiência na língua-alvo, além de proporcionar reflexão crítica sobre questões gramaticais tanto na língua materna como na língua a ser aprendidapt_BR
dc.description.sponsorshipAgradecemos à UNILA e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) pela concessão de bolsa que permitiu a realização da presente pesquisapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSIEPEpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectII SIEPEpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectProjeto TANDEMpt_BR
dc.titleMaterial Didático para as sessões de TANDEM: elaboração, aplicação e análisept_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples