Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Karla Tuany Lopes
dc.date.accessioned2019-12-03T19:02:30Z
dc.date.available2019-12-03T19:02:30Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationFERREIRA, Karla Tuany Lopes. A Indústria Cultural como ferramenta de Projeção de Poder: um estudo de caso a respeito do uso do Cinema nas Relações Internacionais. 2019. 33p. Artigo de Especialiazação (Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5321
dc.descriptionArtigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Especialização Lato sensu em Relações Internacionais Contemporânea (UNILA)
dc.description.abstractA Indústria Cultural está presente em todos campos na sociedade. E isso inclui o Sistema Internacional. Pode-se dizer que por sua vez, a Industria Cultural é considerada uma ferramenta de projeção de Poder de peso nas as Relações Internacionais. Esse fator foi fomentado no período da Segunda Guerra Mundial, tendo como precursor Adolf Hitler com a propagação da doutrina Nazista por intermédio da indústria cultural. Com base nisso, o presente artigo tem por finalidade pautar a discussão acerca da projeção de poder no qual a indústria cultural exerce na sociedade através da construção de uma identidade nacional. Para pautar esse estudo, o presente artigo se utiliza da teoria do Construtivismo e de diversos autores que basearam suas pesquisas no desenvolvimento dessa questão a respeito do impacto que a indústria cultural exerce na sociedade. Para tratar desse assunto, autores como Nye Jr (com a abordagem do soft power), Pierre Bourdieu (com a teoria do Poder Simbólico), Norbert Elias e Fukuyama onde trazem questões a respeito da construção de identidade cultural, são alguns dos autores utilizados nesta pesquisa. E para finalizar, a presente pesquisa visa elucidar a construção de uma identidade nacional na Industria Cultural da América Latina, visto que por ser uma região colonizada pelos europeus, recebe diversas influências de outras culturas hegemônicas.pt_BR
dc.description.abstractLa industria cultural está presente en todos los campos de la sociedad. Y eso incluye el Sistema Internacional. Se puede decir que a su vez, la Industria Cultural se considera una herramienta de proyección del Poder del Poder en las Relaciones Internacionales. Este factor fue fomentado en el período de la Segunda Guerra Mundial, teniendo como precursor a Adolf Hitler con la difusión de la doctrina nazi a través de la industria cultural. En base a esto, el propósito de este artículo es guiar la discusión sobre la proyección del poder en el que la industria cultural ejerce en la sociedad a través de la construcción de una identidad nacional. Para guiar este estudio, el presente artículo utiliza la teoría del constructivismo y varios autores que basaron su investigación en el desarrollo de este tema con respecto al impacto que la industria cultural tiene en la sociedad. Para abordar este problema, autores como Nye Jr (con el enfoque del poder blando), Pierre Bourdieu (con la teoría del poder simbólico), Norbert Elias y Fukuyama, quienes plantean preguntas sobre la construcción de la identidad cultural, son algunos de los autores utilizados en este documento. investigación finalmente, tiene como objetivo dilucidar la construcción de una identidad nacional en la industria cultural latinoamericana, ya que es una región colonizada por europeos y recibe diversas influencias de otras culturas hegemónicas
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRelações Internacionaispt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.titleA Indústria Cultural como ferramenta de Projeção de Poder: um estudo de caso a respeito do uso do Cinema nas Relações Internacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples