Simetrias e Assimetrias na Formação Profissional de assistentes sociais do Arco Sul do Mercosul: um estudo de caso na UNA e UNILA
Resumen
A presente proposta de estudos pretendeu conhecer, identificar e caracterizar as semelhanças e diferenças no processo de formação profissional dos assistentes sociais no Arco Sul do MERCOSUL, tendo como referência os cursos de Serviço Social/Trabajo Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Brasil e Paraguai respectivamente, contribuindo para o fortalecimento do debate pedagógico e político da profissão na América Latina; procurou-se descrever como se deu a construção das propostas pedagógicas dos respectivos cursos, identificando as entidades representativas da categoria profissional envolvidas, conhecendo os marcos regulatórios e jurídico-normativos que fundamentam e balizam a formação em Serviço Social/Trabajo Social nos países estudados; pretendeu-se conhecer os eixos formativos de assistentes sociais/trabajadores sociales, demarcando o que aproxima e o que distancia, caracterizando as possibilidades de produzir respostas às demandas comuns nos dois países estudados. Trata, portanto, de estudo de caso de caráter exploratório ancorado na pesquisa qualitativa, não comparativo, que utilizou técnicas de entrevista e instrumento semiestruturado para coleta de dados empíricos. As incursões possibilitaram identificar que ambas propostas formativas estudadas vêm buscando formar assistentes sociais/trabajadores sociales com perfil capaz de intervir e que, de fato, materializem ações que estejam condizentes com os princípios dos Códigos de Ética e das Leis que regulamentam a profissão, resguardando as atribuições privativas daquilo que os referidos instrumentos que regulam as profissões em ambos países orientam. Possuindo elementos que se materializam de modo mais simétricos do que assimétricos, demonstrando a possibilidade de intercambiar saberes, práticas e conhecimentos entre as duas instituições de ensino, assim como seu respectivo aprofundamento com os demais países da América Latina e Caribe, buscando responder às demandas comuns de propostas de formação diferenciadas visando diminuir assimetrias. This study proposal aimed to know, identify and characterize the similarities and
differences in the process of vocational training of social workers in the MERCOSUR
South Arc, having as reference the Social Work courses of the Federal University of
Latin American Integration (UNILA). and the National University of Asuncion (UNA), in
Brazil and Paraguay respectively, contributing to the strengthening of the pedagogical
and political debate of the profession in Latin America; We tried to describe how the
pedagogical proposals of the respective courses were constructed, identifying the
representative entities of the professional category involved, knowing the regulatory
and legal-normative frameworks that underlie and guide the formation in Social Work
in the studied countries; It was intended to know the training axes of social workers,
demarcating what approaches and what distances, characterizing the possibilities of
producing answers to common demands in the two countries studied. Therefore, it is
an exploratory case study based on qualitative, non-comparative research, which used
interview techniques and a semi-structured instrument for collecting empirical data.
The incursions made it possible to identify that both training proposals studied have
been seeking to train social workers / social workers with a profile able to intervene
and, in fact, to materialize actions that are consistent with the principles of the Codes
of Ethics and the Laws that regulate the profession, safeguarding the attributions which
are governed by those instruments governing the professions in both countries. Having
elements that materialize more symmetrically than asymmetrically, demonstrating the
need to exchange knowledge, practices and knowledge between the two educational
institutions, as well as their respective deepening with the other countries of Latin
America and the Caribbean, seeking to respond to common demands. of differentiated
formation proposals aiming to reduce asymmetries Esta propuesta de estudio tuvo como objetivo conocer, identificar y caracterizar las
similitudes y diferencias en el proceso de formación profesional de los trabajadores
sociales en el Arco Sur del MERCOSUR, con referencia a los cursos de Trabajo Social
de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA). y la Universidad
Nacional de Asunción (UNA), en Brasil y Paraguay, respectivamente, contribuyendo
al fortalecimiento del debate pedagógico y político de la profesión en América Latina;
Intentamos describir cómo se construyeron las propuestas pedagógicas de los
respectivos cursos, identificando las entidades representativas de la categoría
profesional involucrada, conociendo los marcos regulatorios y legal-normativos que
subyacen y guían la formación en Trabajo Social en los países estudiados; Se
pretendía conocer los ejes de formación de los trabajadores sociales / trabajadores
sociales, delimitando qué enfoques y distancias, caracterizando las posibilidades de
producir respuestas a demandas comunes en los dos países estudiados. Por lo tanto,
es un estudio de caso exploratorio anclado en investigación cualitativa, no
comparativa, que utilizó técnicas de entrevista y un instrumento semiestructurado para
recopilar datos empíricos. Las incursiones permitieron identificar que ambas
propuestas de capacitación estudiadas han estado buscando capacitar a trabajadores
sociales con un perfil capaz de intervenir y, de hecho, materializar acciones que sean
consistentes con los principios de los Códigos de Ética y Leyes que regulan la
profesión, salvaguardando las atribuciones que se rigen por los instrumentos que rigen
las profesiones en ambos países. Tener elementos que se materializan más
simétricamente que asimétricamente, demostrando la necesidad de intercambiar
conocimientos, prácticas y conocimientos entre las dos instituciones educativas, así
como su profundización respectiva con los otros países de América Latina y el Caribe,
buscando responder a demandas comunes. de propuestas de formación diferenciadas
con el objetivo de reducir las asimetrías