Itens para a visualização no momento 39-58 of 104

    • Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master 

      Hericks, Ane Elise; Fellini, Dinéia Ghizzo Neto (SIEPE, 2019)
      Diante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com ...
    • Genética online 

      Challco Mercado, Gabriela Milena; Ortiz Bachen, Hella Alicia; Kao, Larissa Sthefany; Pereira, Luiz Henrique Garcia (SIEPE, 2019)
      El proyecto de Genética Online tiene como objetivo principal crear y proporcionar un ambiente virtual, con la finalidad de reforzar los estudios y mejorar el redimiendo académico de los estudiantes de la Universidad ...
    • Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática - UNILA/GEEM - UNILA 

      Moyses, Junior Rodrigues; Silva, Priscila Gleden Novaes da (SIEPE, 2019)
      O Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática (GEEM / UNILA) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) que possui como finalidade principal oferecer aos professores de ...
    • Herbario Evaldo Buttura, entre caminos y saberes 

      Salavaldez, Angela Paredes; Gonzalez, Yanina Patricia; Rengifo, Sonia Marcela Ospina (SIEPE, 2019)
      Un herbario es una colección científica de plantas secas que ejecuta diversas actividades, entre ellas el reconocimiento y levantamiento florístico de un área específica, identificando regiones cruciales para la conservación ...
    • A História, o ocidente e os Domínios Coloniais 

      Inamura, Diogo Silva; Marcelo, Hernán Venegas (2019)
      O projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando ...
    • II SIEPE: Semana Integrada Ensino Pesquisa e Extensão 

      Semana Integrada Ensino Pesquisa e Extensão (UNILA, 2019)
      Anualmente, a Instituição promove eventos de apresentação dos resultados de planos de trabalho de pesquisa e ações de extensão. Porém, no ano de 2018, a Universidade percebeu a necessidade de integrar estas atividades, em ...
    • Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de Programação Logo 

      Francelino, Isabella Grinberg; Gimenez Ledesma, Jorge Javier; Ando Junior, Oswaldo Hideo (SIEPE, 2019)
      A robótica pedagógica tem se manifestado como uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e em cativar o interesse dos alunos em disciplinas escolares nas quais os mesmos sentem desinteresse e/ou dificuldades no ...
    • Integração, tecnologia e sociedade: a traduação como uma ponte para transmissão de conhecimento na América Latina 

      Marques, Kaleb; Cunha, Gabriel Rodrigues da; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
      O projeto “Integração, Tecnologia e Sociedade: A tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na América-Latina” visa realizar a tradução do livro "La ciencia y la tecnología como procesos sociales" (1999), ...
    • Kunha Kuéra Arandu: apoio a prática de saberes tradicionais de mulheres guarani no Oeste do Paraná 

      Pata, Karolina Mendes; Celsa Celona, Romina; Villagra Carron, Rodrigo Juan (SIEPE, 2019)
      Os Guaranis, moradores anteriores ao processo de invasão e colonização da região sul-oriental do continente Latino Americano, os atuais Estados de Argentina, Paraguai, Brasil e parte de Bolívia, desenvolvem um diálogo ...
    • Laboratório de tradução da UNILA 

      González, Rocio; Oliveira, Bruna Macedo de (SIEPE, 2019)
      O projeto de extensão Laboratório de Tradução da UNILA aparece sob o contexto multi(pluri)lingue da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e sua proposta de integração solidária. Este projeto busca ...
    • Leitura de narrativa policial 

      Manika, Kauana da Costa; Rubio, Eduardo Fava (SIEPE, 2019)
      O Curso de Leitura de Narrativa Policial foi pensado a partir do desejo de instigar a comunidade acadêmica e o público externo à universidade a exercitar e desenvolver a leitura, trabalhando-a em grupo, de contos ficcionais ...
    • Liberalismo, Revolução e Democracia 

      Santos, Thaynã Junio Pascini dos; Geraldo, Endrica (2019)
      O projeto “Liberalismo, Revolução e Democracia” diz respeito ao componente curricular “Liberalismo, Revolução e Democracia na Europa e nos Estados Unidos”, que foi oferecido para os estudantes em sua maioria da Área de ...
    • Material Didático para as sessões de TANDEM: elaboração, aplicação e análise 

      Rodriguez, Diego Giovanni Vargas; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
      Com o propósito de possibilitar uma abordagem linguístico-cultural, o ​ Projeto TANDEM: aproximando línguas-culturas latino-americanas e caribenhas foi criado como parte integrante do ensino e aprendizagem de espanhol e ...
    • Memórias subterrâneas: produção de acervo e espaços de diálogo sobre cotidiano, violência e resistência dos Trabalhadores de Foz do Iguaçu 

      Mendes, Inaiara Lôbo; Santos Junior, Edson dos; Geraldo, Endrica; Uhle, Ana Rita (SIEPE, 2019)
      O projeto visa criar novos espaços em que a universidade e a comunidade possam dialogar com os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Itaipu (localizada em Foz do Iguaçu – PR) sobre suas memórias relativas às condições ...
    • Monitoria 2019 1 e 2 Fundamentos de epidemiologia e Estudos Epidemiológicos em saúde 

      Cardoso, Abednego Viana Cardoso; Gamarra, Carmem Justina (2019)
      O presente projeto de monitoria, busca auxiliar os discentes do curso de saúde coletiva matriculados na disciplina de Fundamentos de Epidemiologia e de Estudos Epidemiológicos em Saúde, ambas respectivamente ofertadas ...
    • Monitoria Acad}emica em fundamentos da América Latina 

      Registro, Milena; Araújo, Viviane da Silva (2019)
      A proposta de monitoria acadêmica em Fundamentos da América Latina I e II tem como objetivo estabelecer um apoio didático aos discentes que estão cursando o componente curricular com participação daquele ou daquela ...
    • Monitoria de Bioestatística I e II para discentes de Saúde Coletiva 

      Vale, Alvaro Herrera; Sibim, Alessandra Cristiane (2019)
      O Programa de Monitoria de Bioestatística tem como objetivo principal o auxílio do processo de aprendizagem da estatística dos discentes do curso de Saúde Coletiva inscritos nas disciplinas de Bioestatística I e II. Este ...
    • Monitoria de ensino na modalidade de Promoção da permanência indígenas e de estudantes refugiados(as) e portadores (as) de visto humanitário - bilinguismo 

      Bonet, Jorge Baldemira; Lovera, Kamila Nair; Pereira, Joselaine Raquel da Silva; Vieira, Maria Eta (2019)
      O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências dos(as) monitores de bilinguismo, da modalidade de promoção da permanência de estudantes indígenas e de refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário. ...
    • Monitoria de Espanhol adcional: básico e intermediário I 

      Rebolledo Flores, Alejandro Andrés; Granetto, Julia Cristina Moreira (2019)
      En el contexto de Integración Intercultural de la Unila, aprender español es una herramienta necesaria para comunicarse e interactuar adecuadamente con el resto de la comunidad educativa. Bajo esta realidad, se han ...
    • Monitoria de Resistência dos materiais I e Mecânica aplicada 

      Ordonez, Dennis Luis Gonzales; Guadalupe, Ulises Bobadilla (2019)
      Devido a uma alta taxa de reprovação em algumas “disciplinas básicas” dos cursos das engenharias, que servem como base para as “disciplinas específicas”, decidiu-se realizar uma monitoria. Esta monitoria tem como objetivo ...