Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDarling, Victoria Inês
dc.contributor.advisorSouza, Nilson Araújo de
dc.contributor.authorSantos, Henrique Neto
dc.date.accessioned2019-10-07T17:45:56Z
dc.date.available2019-10-07T17:45:56Z
dc.date.issued2019-05-23
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique Neto. A visão dos acadêmicos de Relações Internacionais sobre o Mercosul: diagnóstico geral de suas análises. 2019. 130 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5195
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Contemporânea da América Latina – Política, Estado e Institucionalização Orientadora: Prof. Victoria Inês Darling Co-orientador: Prof. Nilson Araújo de Souza
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto central de estudo a percepção dos acadêmicos argentinos e brasileiros sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) a partir da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de entrevistas com acadêmicos que tiveram a oportunidade de orientar trabalhos acadêmicos. O espaço temporal da pesquisa compreende o período entre os anos de 1991 (ano de assinatura do Tratado de Assunção) e 2016. Uma vez que o papel da universidade e da academia é a produção e disseminação do conhecimento (ou seja, compartilhar ideias, conceitos, pesquisas, interpretações e resultados), a hipótese apresentada considera que esse saber ali produzido apresenta originalidade limitada porque em geral baseia-se em teorias cujos enfoques não foram a priori desenvolvidos para o caso sul-americano, e esse fato influencia a maneira como se pensa e como se projeta a integração regional nesses países. Utilizam-se os pressupostos do arcabouço teórico-metodológico construtivista pois considera-se regiões são socialmente construídas, que o neutro e completo afastamento entre objeto de análise e observador não é factível e que os valores, as ideias, a linguagem, a cultura e fatores da política doméstica dos Estados moldam os interesses dos atores concordando que, no longo prazo, é possível mudança de e na estrutura do Sistema Internacional. O trajeto histórico desde o estabelecimento dos Estados na Bacia do Prata é percorrido até a consolidação do Mercosul levando-se em conta sua estrutura e sua evolução. O histórico da criação das universidades e do estabelecimento da pós-graduação na Argentina e no Brasil também é considerado. A coleta e análise do material, que seguiu metodologia específica, trouxe como resultado um panorama geral da produção acadêmica argentina e brasileira sobre o Mercosul, permitindo a verificação das universidades que mais produziram teses e dissertações, quais a teorias mais utilizadas e de que maneira os acadêmicos enxergam o bloco, além de ser possível verificar se e como realizam comparações com a União Europeia.pt_BR
dc.description.abstractLa presente disertación tiene como objeto central de estudio la percepción de los académicos argentinos y brasileños sobre el Mercado Común del Sur (Mercosur) a partir de la producción de disertaciones de maestría y tesis de doctorado, además de entrevistas con académicos que tuvieron la oportunidad de orientar trabajos académicos. El espacio temporal de la investigación comprende el período entre los años 1991 (año de firma del Tratado de Asunción) y 2016. Dado que el papel de la universidad y de la academia es la producción y diseminación del conocimiento (es decir, compartir ideas, conceptos), la hipótesis presentada considera que ese saber allí producido presenta originalidad limitada porque en general se basa en teorías cuyos enfoques no fueron desarrollados para el caso sudamericano, y ese hecho influye en la forma en que se piensa y cómo se proyecta la integración regional en esos países. Se utilizan los presupuestos del marco teórico-metodológico constructivista pues se consideran regiones como socialmente construidas, que el neutro y completo alejamiento entre objeto de análisis y observador no es factible y que los valores, las ideas, el lenguaje, la cultura y factores de la política doméstica de los Estados moldean los intereses de los actores acordando que a largo plazo es posible cambio de y en la estructura del Sistema Internacional. El trayecto histórico desde el establecimiento de los Estados en la Cuenca del Plata es recorrido hasta la consolidación del Mercosur teniendo en cuenta su estructura y su evolución. El histórico de la creación de las universidades y del establecimiento del posgrado en Argentina y Brasil también es considerado. La recolección y análisis del material, que siguió metodología específica, trajo como resultado un panorama general de la producción académica argentina y brasileña sobre el Mercosur, permitiendo la verificación de las universidades que más produjeron tesis y disertaciones, cuáles son las teorías más utilizadas y de qué manera los académicos ven el bloque, además de ser posible verificar si y cómo realizan comparaciones con la Unión Europea
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to study the perception of Argentinean and Brazilian scholars about the Southern Common Market (Mercosur) from the production of master's dissertations and doctoral thesis, as well as interviews with academics who have had the opportunity to orient studies academics. The time span of the research comprises the period between 1991 (year of the signing of the Treaty of Asunción) and 2016. Since the role of universities and academia is the production and dissemination of knowledge (to share ideas, concepts, research, interpretations and results), the hypothesis presented considers that this knowledge produced there has limited originality because in general it is based on theories whose approaches were not developed for the South American case, and this fact influences the way in which and how regional integration is projected in those countries. The assumptions of the constructivist theoretical-methodological framework are used because it is considered that regions are socially constructed, that the neutral and complete separation between object of analysis and observer is not feasible and that values, ideas, language, culture and factors of the domestic politics of the States shape the interests of the actors agreeing that in the long term it is possible to change the structure of the International System. The historical path since the establishment of the States in the Plata Basin is approached until the consolidation of Mercosur, taking into account its structure and its evolution. The history of the creation of universities and the establishment of graduate programs in Argentina and Brazil is also considered. The collection and analysis of the material, which followed a specific methodology, resulted in a general overview of the Argentine and Brazilian academic production on Mercosur, allowing the verification of the universities that produced the most theses and dissertations, which are the most used theories and in which ways the academics see the bloc, and it is also possible to verify if and how they make comparisons with the European Union
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRelações internacionais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIntegração latino-americana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMercado Comum do Sul (MERCOSUL)pt_BR
dc.titleA visão dos acadêmicos de Relações Internacionais sobre o Mercosul: diagnóstico geral de suas análisespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples