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dc.contributor.advisorFrancisco, Welington
dc.contributor.authorSantos, Marcos Vinicius dos
dc.date.accessioned2019-08-16T15:30:05Z
dc.date.available2019-08-16T15:30:05Z
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Vinicius dos. Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5136
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Welington Franciscopt_BR
dc.description.abstractNa atualidade, os espaços não formais de educação têm atraído um grande público para discutir e divulgar o conhecimento científico através da interação com ambientes fora da escola. Estes ambientes muitas vezes possuem características próprias, porém buscam promover também a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Partindo da necessidade de identificar as percepções dos professores ao participarem das visitas pedagógicas no programa Estação Ciências – espaço não formal de educação – elaborou-se um instrumeto de pesquisa com dez afirmações contendo respostas alternativas e justificativas (opcionais), que foi aplicado aos professores durante as visitas. Para analisar as respostas coletadas, utilizou-se de gráficos que mostram a quantidade de respostas obtidas e as porcentagens de professores que concordam, não concordam ou não souberam responder as afirmações. As respostas justificadas foram organizadas em categorias, separadas por semelhança de palavras ou temáticas. A pesquisa aponta que as atividades aplicadas no programa Estação Ciências contribuem para a aprendizagem dos estudantes e facilita a compreensão do tema devido a utilização de experimentações investigativas, que agregam ao conhecimento prévio e concretizam o pensamento científico a partir de problemas cotidianos.pt_BR
dc.description.abstractAt present, non-formal spaces of education have attracted a large audience to discuss and disseminate scientific knowledge through interaction with out-of-school environments. These environments often have their own characteristics, but also seek to promote the formation of critical and reflective citizens. Starting from the need to identify teachers' perceptions when participating in the pedagogical visits in the Science Station program – non-formal space of education – a research instrument was elaborated with ten statements containing alternative and justifying answers (optional), which was applied to teachers during the visits. To analyze the collected answers, we used graphs that show the amount of answers obtained and the percentages of teachers who agree, disagree or could not answer the statements. Justified answers were organized into categories, separated by similarity of words or themes. The research points out that the activities applied in the Science Station program contribute to students' learning and facilitates the understanding of the subject due to the use of investigative experiments, which add to the previous knowledge and concrete scientific thinking from everyday problems
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação (Espaço não formal)
dc.subjectProgama Estação Ciências
dc.subjectEscola - Abordagem Investigativa
dc.titleContribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.pt_BR
dc.typebachelorThesis


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