Cinema de Montação: Estética Camp e Artifício nos figurinos de “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015)

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Data

2018-12-20

Autores

Martins, Gabriel Roberto

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Resumo

Este trabalho visa analisar a direção de arte, especificamente, o figurino dos filmes “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015) investigando o uso da estética camp e do artifício na construção de discursos fílmicos que, ao mesmo tempo que expressam as sensibilidades de grupos LGBTTIs, também subvertem a hierarquia que coloca a direção de arte a serviço de narrativas transparentes. Retomamos também uma breve trajetória da atuação da direção de arte, partindo desde a inserção “contrabandeada” de elementos estéticos considerados desviantes em filmes heteronormativos do cinema clássico, até a chegada da pós-modernidade e de uma estética assumidamente camp em produções contemporâneas brasileiras.

Descrição

Artigo de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientadores: Prof. Dr. Allan Mendes Ramalho e coorientação: Profa. MSc. Tania Xavier Huhold

Palavras-chave

Figurino camp, Direção de arte, Cinema Brasileiro Contemporâneo

Citação

MARTINS, Gabriel Roberto. Cinema de Montação: Estética Camp e Artifício nos figurinos de “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015). 2019. 15p. Artigo de conclusão de curso (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019