A Liderança da Rússia na Integração Eurasiática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-10

Autores

Bodaneze, Gustavo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir das premissas realistas estruturais de um sistema interestatal anárquico e dividido hierarquicamente pelas suas capacidades de poder, considera-se que a integração regional pode ser uma alternativa para que os Estados acumulem poder e ascendam na hierarquia conjuntamente. Nesse processo de integração destaca-se o papel de um “Estado-líder”, que conduz o processo e absorve eventuais custos. No espaço pós-soviético, a Rússia é esse Estado. Após uma década de instabilidade econômica e política no plano interno e fragilidade no plano externo, a partir dos 2000, a Rússia reorganiza-se internamente e projeta-se externamente. Um exemplo dessa projeção é o processo de integração eurasiática, que ganha fôlego no período. Para compreendê-lo, apresenta-se o histórico da integração regional e a estrutura e objetivos das instituições em funcionamento, a União Econômica Eurasiática, o Banco Eurasiático de Desenvolvimento e o Fundo Eurasiático de Estabilização e Desenvolvimento, bem como os fluxos de comércio e financiamento bilaterais. Conclui-se que a Rússia exerce uma liderança hegemônica benigna sobre seus vizinhos e que o sucesso da União Eurasiática é crucial para o futuro da Rússia.
Partiendo de las hipótesis realistas estructurales de un sistema interestatal anárquico y jerárquicamente dividido por sus capacidades de poder, se considera que la integración regional puede ser una alternativa para que los Estados acumulen poder y asciendan juntos en esta jerarquía. En este proceso de integración se destaca el papel de un "Estado-líder", que conduce el proceso y absorbe eventuales costos. En el espacio post-soviético, Rusia es este Estado. Después de una década de inestabilidad política y económica internas y fragilidad externa, en los 2000 Rusia se reorganiza internamente y se proyecta externamente. Un ejemplo de esta proyección es el proceso de integración euroasiático, que cobró impulso en el período. Para entenderlo, se presenta la historia de la integración regional, las estructuras y los objetivos de las instituciones en funcionamiento, la Unión Económica Eurasiática, el Banco Eurasiático de Desarrollo y el Fondo Eurasiático para Estabilización y Desarrollo, más allá de los flujos de comercio y financiación bilaterales. Se llega a la conclusión de que Rusia practica un liderazgo hegemónico benigno sobre sus vecinos y que el éxito de la Unión Eurasiática es crucial para el futuro de Rusia.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas: Economia, Integração e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Dr. Luciano Wexell Severo.

Palavras-chave

Rússia, União Eurasiática, Integração regional

Citação

BODANEZE, Gustavo. A Liderança da Rússia na Integração Eurasiática. 93. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Econômicas: Economia, Integração e Desenvolvimento – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2015.