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dc.contributor.authorVogel, Adriana Limberger
dc.contributor.authorSevero, Alislange
dc.contributor.authorEngelmann, Jaqueline Lang Spohr
dc.contributor.authorLanes, Elizete
dc.contributor.authorLenz, Marinês Diehl
dc.date.accessioned2019-06-03T19:15:22Z
dc.date.available2019-06-03T19:15:22Z
dc.date.issued2018-08
dc.identifier.issnISSN: 2357-8351
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5021
dc.description.abstractA partir da exposição sobre aspectos metodológicos o projeto de pesquisa e da formulação sobre o tema Astronomia, busca o sentido de uma fundamentação teórica baseada nos estudos de Jean Bernard Léon Foucault. (BORGES & BRAGA, 2010, p. 1416-1420) Quanto à prova do movimento de rotação da Terra, somente em 1851 com os trabalhos do físico francês Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) que utilizou “o movimento de precessão do plano de oscilação de um pêndulo” (Moreira, 2001, p.31) pendurado no Panthéon de Paris. Sabemos que o movimento do pêndulo, tendo a Terra como referencial, se deve à força de Coriolis, que, segundo Borges e Braga (2010), atua sobre os objetos na superfície terrestre, mesmo que isso não seja perceptível. Esta força existe devido ao fato da Terra “ser um referencial em rotação” (Borges e Braga, 2010, p. 1416). A aprendizagem desses conceitos básicos de Astronomia ainda está aquém de um nível considerado básico ou satisfatório (LANGHI & NARDI, 2010)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAtas do SERIApt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleMovimentos da Terrapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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