Itens para a visualização no momento 8-23 of 23

    • O ensino não-formal e a construção de conceitos sobre astronáutica 

      Pinto, Giovanna Ritchely Freire (2018-08)
      O conhecimento necessita ser organizado para se diferenciar da experimentação espontânea. É preciso passar por etapas e concretizar determinadas temáticas nos espaços educativos. Uma das etapas do ensino por investigação ...
    • Esfera celeste e contemplação do céu noturno 

      Souza, Rosiane Vanessa de (2018-08)
      Ao escolher o tema a ser tratado optei por aquele que apresentou ser o de maior interesse pelos alunos, tendo como base uma pesquisa sobre o que gostariam de estudar ou saber mais, relacionado à Astronomia. A enquete ...
    • Espectro de luz solar: do infravermelho ao ultravioleta 

      Crivelari, Andressa Marlise de Souza; Pereira, Denise Fabiola Sachetti; Tessari, Faviane Quadros Bitencourt (2018-08)
      Desde as primeiras civilizações, a humanidade observa o céu e estuda os fenômenos procurando entender a origem e a evolução do Universo. A Astronomia como conteúdo integrante das Ciências Naturais e seu caráter ...
    • Espectro solar: refração da luz 

      Santos, Daniela Pinheiro dos; Jacik, Maria Zilda Carlos; D ́Oliveira, Marlene Martins; Castilho, Solange Lembeck (2018-08)
      A Astronomia é uma Ciência com identidade própria e que reúne quase todas as áreas do conhecimento, sendo assim, pode ser trabalhada de modo interdisciplinar na escola e deve se fazer presente no Ensino Fundamental, uma ...
    • As Estações do Ano decorrentes da posição da Terra em Relação ao sol 

      Furtado, Claudio Oliveira; Böhm, Iria Bruch; Teixera, Neiva Maria da Silva; Dhein, Madalena Protti (2018-08)
      Falar sobre Astronomia no Ensino Fundamental, atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino/aprendizagem. Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das Ciências e a fonte de ...
    • Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula 

      Valcarenghi, Cássia Rafaela; Santos, Elizandra Daneize dos; Rodrigues, Márcia Kelen; Albano, Karine (2018-08)
      O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente ...
    • Maternal encanta-se com o céu... 

      Rech, Glades; Ferreira, Ivone da Costa; Graffunder, Magali Maristela (2018-08)
      Este projeto surgiu com a realização do curso de Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do ...
    • Movimentos da Terra 

      Vogel, Adriana Limberger; Severo, Alislange; Engelmann, Jaqueline Lang Spohr; Lanes, Elizete; Lenz, Marinês Diehl (2018-08)
      A partir da exposição sobre aspectos metodológicos o projeto de pesquisa e da formulação sobre o tema Astronomia, busca o sentido de uma fundamentação teórica baseada nos estudos de Jean Bernard Léon Foucault. (BORGES ...
    • Movimentos da Terra: dia e noite 

      Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson Carlos (2018-08)
      As crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da ...
    • Movimentos do Planeta Terra 

      Silva, Creusa de Fátima Gomes da; Silva, Gleice Francisca Pereira da (2018-08)
      A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos ...
    • Noções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental I 

      Ransolin, Ana Márcia; Silva, Marina Cabral da (2018-08)
      A Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar ...
    • Olhos atentos para o sistema solar 

      Stadler, Silmara; Radetzki, Silvane Paulina Arenhartt (2018-08)
      O mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos ...
    • Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia 

      Pereira, Ana Maria [Org.] (2018-12)
      O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) , em sua terceira edição, propõe um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável ...
    • Sistema solar: dia e noite 

      Nóbrega, Eliane; Neckel, Paula Cristina Grego; Silva, Valéria Pereira da (2018-08)
      O trabalho apresentado, refere-se à Proposta prática do Curso, realizado em uma Escola na Modalidade Educação Especial, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, todos com comprometimento físico neuromotor, associado ...
    • Sistema Solar: Planetas Clássicos 

      Mantoan, Ione Aparecida Alves Geraldo; Hames, Márcia Madalena da Silva (2018-08)
      O conhecimento curricular de Astronomia para surdos, não pode ser empobrecido, subtraído, fragmentado, mas sim formulado para corresponder a sua identidade de cognição, sem distanciar-se, porém, do direito inalienável a ...
    • O sol, a lua e o paneta terra 

      Pires, Janice Adriana; Heindrickson, Juliana Ebenau; Bonetti, Oneide Vieira; Vieira, Valeria Cristina (2018-08)
      O Sol é uma estrela média, semelhante a milhares de outras no Universo. É uma poderosa máquina de energia, cuja fonte é a fusão nuclear. A área entre o Sol e a Terra e os demais planetas tem sido chamado de meio ...