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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Roberto França da
dc.contributor.authorSantos, Wilson Alvares dos
dc.date.accessioned2019-04-22T16:42:21Z
dc.date.available2019-04-22T16:42:21Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.identifier.citationSANTOS, Wilson Alvares dos. Estado e corporação: uma análise territorial da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). 2019. 129. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4966
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Dr. Roberto França da Silva Júnior
dc.description.abstractA implantação de redes técnicas na forma de capital fixo no território proporciona interação entre o mercado interno e o mercado externo, demandando maior fluidez à circulação de mercadorias e pessoas. Desta forma, se buscará analisar as estratégias políticas de uso do território que vêm surgindo ultimamente no Brasil, de forma a proporcionar a integração dos diversos modos de transporte. Em 2012, por meio da Lei Nº 12.743, é criada a “Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL)”, com o objetivo de definir prioridades, planejar e integrar os investimentos em infraestrutura de transporte e logística, revelando assim a intenção do Estado em projetar-se no cenário econômico internacional. O planejamento territorial ancorado na infraestrutura física e na racionalidade técnica poderá possibilitar melhores condições de competitividade regional no tocante a captação de Investimento Externo Direto (IED). O Governo Federal brasileiro, vem buscando por meio do Plano Nacional de Logística (PNL) ampliar a capacidade de transporte promovendo o aumento de qualidade, eficiência, agilidade e produtividade diante das incertezas e oportunidades de um ambiente competitivo. O PNL, em desenvolvimento pela EPL, tem como objetivo identificar e analisar alternativas para otimizar a movimentação de cargas utilizando as ferrovias, a cabotagem e as hidrovias, como sistemas de alta capacidade, integrados à malha rodoviária regional. Se buscará ainda, identificar os interesses políticos e econômicos advindos das obras de infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e aeroviária, bem como as concessões de serviços públicos decorrentes destas obras, que quase sempre são concedidas as empreiteiras que as construiu ou a seus investidores.pt_BR
dc.description.abstractThe implantation of technical networks in the form of fixed capital in the territory provides interaction between the internal market and the external market, demanding a more fluid circulation of goods and people. In this way, it will be sought to analyze the political strategies of land use that have been emerging lately in Brazil, in order to provide the integration of the different modes of transportation. In 2012, through Law No. 12,743, the "Planning and Logistics Company SA (EPL)" was created, with the objective of defining priorities, planning and integrating investments in transportation and logistics infrastructure, thus revealing the State's intention in projecting itself in the international economic scenario. Territorial planning anchored in physical infrastructure and technical rationality may enable better conditions of regional competitiveness in relation to the capture of Foreign Direct Investment (FDI). The Brazilian Federal Government has been seeking, through the National Logistics Plan (PNL), to increase transport capacity by promoting the increase of quality, efficiency, agility and productivity in the face of the uncertainties and opportunities of a competitive environment. NLP, under development by EPL, aims to identify and analyze alternatives to optimize cargo handling using railroads, cabotage and waterways as high capacity systems, integrated into the regional road network. It will also seek to identify the political and economic interests arising from road, rail, waterway, port and air infrastructure works, as well as public service concessions resulting from these works, which are almost always awarded to the contractors who built them or their investors
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLogística - Transportes - Brasilpt_BR
dc.subjectTransportes - Investimentospt_BR
dc.subjectEmpresa de Planejamento e Logistíca (EPL)pt_BR
dc.titleEstado e corporação: uma análise territorial da Empresa de Planejamento e Logística (EPL)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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