dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Roberto França da | |
dc.contributor.author | Santos, Wilson Alvares dos | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T16:42:21Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T16:42:21Z | |
dc.date.issued | 2019-03-12 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Wilson Alvares dos. Estado e corporação: uma análise territorial da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). 2019. 129. Dissertação de Mestrado (Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4966 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Desenvolvimento da Universidade Federal
da Integração Latino-Americana, como
requisito à obtenção do título de Mestre em
Políticas Públicas e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Dr. Roberto França da Silva
Júnior | |
dc.description.abstract | A implantação de redes técnicas na forma de capital fixo no território proporciona interação entre o mercado interno e o mercado externo, demandando maior fluidez à circulação de mercadorias e pessoas. Desta forma, se buscará analisar as estratégias políticas de uso do território que vêm surgindo ultimamente no Brasil, de forma a proporcionar a integração dos diversos modos de transporte. Em 2012, por meio da Lei Nº 12.743, é criada a “Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL)”, com o objetivo de definir prioridades, planejar e integrar os investimentos em infraestrutura de transporte e logística, revelando assim a intenção do Estado em projetar-se no cenário econômico internacional. O planejamento territorial ancorado na infraestrutura física e na racionalidade técnica poderá possibilitar melhores condições de competitividade regional no tocante a captação de Investimento Externo Direto (IED). O Governo Federal brasileiro, vem buscando por meio do Plano Nacional de Logística (PNL) ampliar a capacidade de transporte promovendo o aumento de qualidade, eficiência, agilidade e produtividade diante das incertezas e oportunidades de um ambiente competitivo. O PNL, em desenvolvimento pela EPL, tem como objetivo identificar e analisar alternativas para otimizar a movimentação de cargas utilizando as ferrovias, a cabotagem e as hidrovias, como sistemas de alta capacidade, integrados à malha rodoviária regional. Se buscará ainda, identificar os interesses políticos e econômicos advindos das obras de infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e aeroviária, bem como as concessões de serviços públicos decorrentes destas obras, que quase sempre são concedidas as empreiteiras que as construiu ou a seus investidores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The implantation of technical networks in the form of fixed capital in the territory
provides interaction between the internal market and the external market, demanding
a more fluid circulation of goods and people. In this way, it will be sought to analyze
the political strategies of land use that have been emerging lately in Brazil, in order to
provide the integration of the different modes of transportation. In 2012, through Law
No. 12,743, the "Planning and Logistics Company SA (EPL)" was created, with the
objective of defining priorities, planning and integrating investments in transportation
and logistics infrastructure, thus revealing the State's intention in projecting itself in
the international economic scenario. Territorial planning anchored in physical
infrastructure and technical rationality may enable better conditions of regional
competitiveness in relation to the capture of Foreign Direct Investment (FDI). The
Brazilian Federal Government has been seeking, through the National Logistics Plan
(PNL), to increase transport capacity by promoting the increase of quality, efficiency,
agility and productivity in the face of the uncertainties and opportunities of a
competitive environment. NLP, under development by EPL, aims to identify and
analyze alternatives to optimize cargo handling using railroads, cabotage and
waterways as high capacity systems, integrated into the regional road network. It will
also seek to identify the political and economic interests arising from road, rail,
waterway, port and air infrastructure works, as well as public service concessions
resulting from these works, which are almost always awarded to the contractors who
built them or their investors | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Logística - Transportes - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Empresa de Planejamento e Logistíca
(EPL) | pt_BR |
dc.title | Estado e corporação: uma análise territorial da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |